Em Alta Copa do Mundo NotíciasFutebol_POLÍTICA_Brasileconomia

Converse com o Telinha

Telinha
Oi! Posso responder perguntas apenas com base nesta matéria. O que você quer saber?

TSE cria novo grupo de trabalho para combater desinformação nas eleições

TSE cria grupo de trabalho para combater desinformação eleitoral e proteger a democracia, com foco em diagnósticos e campanhas.

Cármen Lúcia, presidente do TSE, em 19 de dezembro de 2024. (Foto: Alejandro Zambrana/Secom/TSE)
0:00
Carregando...
0:00
  • O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) criou um grupo de trabalho com nove integrantes para combater a desinformação eleitoral.
  • A decisão foi publicada no Diário da Justiça Eletrônico em 30 de outubro.
  • O grupo é formado por juízes, procuradores e acadêmicos, e desenvolverá diagnósticos, pesquisas e campanhas.
  • Os resultados serão compilados em relatórios e poderão ser compartilhados com o Centro Integrado de Enfrentamento à Desinformação e Defesa da Democracia.
  • A presidente do TSE, Cármen Lúcia, enfatizou a importância de informações corretas para garantir liberdades e evitar a manipulação.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) anunciou a criação de um grupo de trabalho com nove integrantes para intensificar o combate à desinformação eleitoral. A decisão foi publicada no Diário da Justiça Eletrônico nesta segunda-feira, 30 de outubro. O grupo, composto por juízes, procuradores e acadêmicos, terá a missão de desenvolver diagnósticos, pesquisas e campanhas.

Os integrantes do grupo poderão formar subgrupos para aprofundar temas específicos. Os resultados das atividades serão compilados em relatórios que serão enviados à presidência do TSE. O material poderá ser compartilhado com o Centro Integrado de Enfrentamento à Desinformação e Defesa da Democracia, conforme a necessidade. Além disso, os membros do grupo poderão convidar colaboradores externos para participar das reuniões e projetos.

Em fevereiro, a presidente do TSE, Cármen Lúcia, destacou a importância de garantir liberdades por meio de informações corretas, evitando a manipulação que gera ódios e violências. O atual vice-presidente, Kassio Nunes Marques, assumirá a presidência do TSE nas eleições de 2026, após o término do mandato de Cármen em agosto do próximo ano. Essa iniciativa do TSE reflete a preocupação contínua com a integridade do processo eleitoral e a proteção da democracia no Brasil.

Relacionados:

Comentários 0

Entre na conversa da comunidade

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela; a responsabilidade é do autor da mensagem. Conecte-se para comentar

Veja Mais