Em Alta Copa do Mundo NotíciasFutebol_POLÍTICA_Brasileconomia

Converse com o Telinha

Telinha
Oi! Posso responder perguntas apenas com base nesta matéria. O que você quer saber?

Governador da Califórnia processa Fox News por difamação em ação de R$ 4 milhões

Gavin Newsom processa a Fox News por US$ 787 milhões, exigindo retratação sobre informações distorcidas de telefonema com Donald Trump.

Governador Gavin Newsom (Foto: ANDREW HARNIK/GETTY IMAGES NORTH AMERICA/ AFP)
0:00
Carregando...
0:00

Gavin Newsom, governador da Califórnia, processou a Fox News por 787 milhões de dólares, alegando que a emissora distorceu informações sobre um telefonema que teve com Donald Trump. A ação foi registrada em Delaware, onde a Fox está registrada. Newsom, que é crítico de Trump, disse que a Fox o chamou de mentiroso e que a conversa não tratou dos protestos em Los Angeles sobre políticas migratórias. Trump, após o telefonema, enviou a Guarda Nacional para a cidade e mencionou que havia falado com Newsom “há um dia”, o que o governador contestou, afirmando que a conversa foi na madrugada de 7 de junho. A Fox News chamou o processo de “manobra publicitária” e disse que é uma tentativa de limitar a liberdade de expressão. Newsom quer que a emissora se retrate publicamente e, se isso acontecer, ele desistirá da ação. O valor do processo é semelhante ao que a Fox pagou em um acordo anterior por difamação relacionado às eleições de 2020.

O governador da Califórnia, Gavin Newsom, processou a Fox News por US$ 787 milhões (aproximadamente R$ 4,3 bilhões) nesta sexta-feira, alegando difamação relacionada a um telefonema com o ex-presidente Donald Trump. A ação foi protocolada em um tribunal de Delaware, onde a emissora está registrada. Newsom afirma que a Fox News distorceu informações sobre a conversa, que ocorreu no início de junho.

O governador, que se opõe ao governo de Trump, expressou sua indignação nas redes sociais, afirmando: “Chega de mentiras”. A ação judicial alega que a emissora agiu com “malícia” ao rotular Newsom como mentiroso. O telefonema, segundo o governador, não abordou os protestos em Los Angeles relacionados às políticas migratórias do governo federal.

Detalhes do Telefonema

Após a conversa, Trump enviou a Guarda Nacional para Los Angeles e, em 10 de junho, mencionou que havia falado com Newsom “há um dia”. O governador contestou essa afirmação, destacando que a conversa ocorreu na madrugada de 7 de junho. Os advogados de Newsom argumentaram que a declaração de Trump estava incorreta, já que o telefonema não poderia ser considerado “há um dia” em relação à data em que foi mencionado.

A Fox News, por sua vez, qualificou o processo como uma “manobra publicitária” e afirmou que a ação legal é “leviana” e visa restringir a liberdade de expressão. Newsom, além da compensação financeira, pediu que a corte proíba a emissora de veicular informações falsas sobre a conversa.

Contexto da Ação

A quantia de US$ 787 milhões é semelhante ao valor que a Fox News concordou em pagar em um acordo anterior com a Dominion Voting Systems, após alegações de difamação relacionadas às eleições de 2020. Newsom indicou que, caso a Fox se retrate publicamente e peça desculpas, ele desistirá da ação. A disputa destaca as tensões entre o governador da Califórnia e a emissora, que frequentemente critica figuras do Partido Democrata.

Relacionados:

Comentários 0

Entre na conversa da comunidade

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela; a responsabilidade é do autor da mensagem. Conecte-se para comentar

Veja Mais