Em Alta Copa do Mundo NotíciasFutebol_POLÍTICA_Brasileconomia

Converse com o Telinha

Telinha
Oi! Posso responder perguntas apenas com base nesta matéria. O que você quer saber?

Alcolumbre defende derrubada de vetos da Lei das Eólicas após críticas recebidas

Congresso derruba vetos à Lei das Eólicas Offshores; governo promete medida provisória para evitar aumento nas tarifas de energia.

Davi Alcolumbre no Plenário do Senado Federal (Foto: Brenno Carvalho / Agência O Globo)
0:00
Carregando...
0:00

O Congresso Nacional derrubou oito vetos do presidente Lula sobre a Lei das Eólicas Offshores, o que gerou polêmica sobre o impacto nas tarifas de energia. O presidente do Senado, Davi Alcolumbre, defendeu a decisão, afirmando que não haverá aumento nas contas de luz e que o Congresso agiu de forma responsável. A Frente Nacional dos Consumidores de Energia alertou que essa mudança pode custar R$ 197 bilhões até 2050, o que seria equivalente a seis anos de bandeira vermelha na conta de luz. O governo planeja criar uma medida provisória para tentar minimizar os efeitos financeiros da derrubada dos vetos, conforme anunciado pelo líder do governo no Congresso, Randolfe Rodrigues. A situação continua a gerar debates sobre a responsabilidade do Legislativo e os possíveis efeitos nas contas de luz dos brasileiros.

O Congresso Nacional derrubou oito vetos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à Lei das Eólicas Offshores, gerando polêmica sobre os impactos nas tarifas de energia. A decisão ocorreu na última terça-feira e foi defendida pelo presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), que afirmou que a medida não afetará as contas de luz.

Alcolumbre repudiou as críticas e alegações de que a derrubada dos vetos resultaria em aumento nas tarifas. Ele destacou que o Congresso agiu com responsabilidade e que a derrubada de apenas oito dos 24 vetos não deve ser vista como um ataque à gestão do Executivo. O presidente do Senado enfatizou que o objetivo da lei é regulamentar o uso de energia eólica em alto mar, promovendo um setor elétrico mais justo.

A Frente Nacional dos Consumidores de Energia (FNCE) alertou que a derrubada dos vetos pode gerar um custo adicional de R$ 197 bilhões até 2050, equivalente a seis anos de bandeira vermelha na conta de luz. A entidade criticou a decisão do Congresso, afirmando que ignora evidências técnicas e aprova contratações que resultarão em custos bilionários.

O impacto financeiro das mudanças inclui a contratação compulsória de usinas geradoras de energia, que será paga por todos os consumidores. O governo, por sua vez, planeja editar uma medida provisória para mitigar os efeitos financeiros da derrubada dos vetos, conforme anunciado pelo líder do governo no Congresso, Randolfe Rodrigues (PT-AP). A situação continua a gerar debates sobre a responsabilidade do Legislativo e os efeitos nas contas de luz dos brasileiros.

Relacionados:

Comentários 0

Entre na conversa da comunidade

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela; a responsabilidade é do autor da mensagem. Conecte-se para comentar

Veja Mais