Em Alta Copa do Mundo NotíciasFutebol_POLÍTICA_Brasileconomia

Converse com o Telinha

Telinha
Oi! Posso responder perguntas apenas com base nesta matéria. O que você quer saber?

Governo elabora medida provisória para conter aumento na tarifa de energia

Governo prepara medida provisória para isentar milhões de consumidores do aumento na conta de energia elétrica em até 15 dias.

Senador Randolfe Rodrigues, líder do governo no Congresso, conversa com Davi Alcolumbre, presidente do Senado Federal. (Foto: Andressa Anholete/Agência Senado)
0:00
Carregando...
0:00

O governo federal, através do senador Randolfe Rodrigues, anunciou que está preparando uma medida provisória para evitar o aumento na conta de energia elétrica. Essa informação foi divulgada após uma reunião com o presidente do Senado, Davi Alcolumbre. A medida deve ser enviada ao Congresso em até 15 dias. A decisão do Congresso de derrubar vetos do presidente Lula sobre subsídios a pequenas hidrelétricas levantou preocupações sobre um possível aumento nas tarifas. Randolfe afirmou que a prioridade é garantir que 60 milhões de brasileiros não paguem mais pela energia. A nova medida também vai incluir a Tarifa Social de Energia Elétrica, que pode ajudar muitos consumidores. O senador Eduardo Braga vai representar o Senado nas discussões sobre a proposta, que não deve afetar a tramitação de outra medida que busca reformar o setor elétrico. Randolfe destacou que o governo quer modernizar o setor, promovendo eficiência e transparência nas tarifas. A proposta ainda precisa da instalação da comissão que discutirá a nova medida no Congresso.

O governo federal, por meio do líder do governo no Congresso, senador Randolfe Rodrigues (PT-AP), anunciou que está elaborando uma medida provisória (MP) para evitar um aumento na conta de energia elétrica. A informação foi divulgada na tarde desta quarta-feira, 18, após uma reunião entre Rodrigues e o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP). A MP deve ser enviada ao Congresso em até 15 dias.

A decisão do Congresso de derrubar vetos do presidente Lula que impediam a prorrogação de subsídios a pequenas hidrelétricas gerou preocupações sobre um possível aumento nas tarifas de energia. Randolfe destacou que o governo está ciente do impacto que essa medida pode ter sobre os consumidores e reafirmou que a prioridade é garantir que 60 milhões de brasileiros não paguem mais pela energia elétrica.

A nova MP também abordará a Tarifa Social de Energia Elétrica, que pode beneficiar milhões de consumidores. Durante a reunião, ficou decidido que o senador Eduardo Braga (MDB-AM) deverá representar o Senado nas discussões sobre a MP com o governo. Além disso, a edição da nova MP não deve interferir na tramitação da MP 1.300/2025, que visa promover reformas no setor elétrico.

Randolfe enfatizou que o governo busca modernizar o setor elétrico, promovendo eficiência e competitividade, além de garantir transparência nas tarifas. A proposta ainda aguarda a instalação da comissão que tratará da nova MP no Congresso.

Relacionados:

Comentários 0

Entre na conversa da comunidade

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela; a responsabilidade é do autor da mensagem. Conecte-se para comentar

Veja Mais