Em Alta Copa do Mundo NotíciasFutebol_POLÍTICA_Brasileconomia

Converse com o Telinha

Telinha
Oi! Posso responder perguntas apenas com base nesta matéria. O que você quer saber?

Prefeito do Rio sanciona lei que permite divisão armada da Guarda Municipal

Prefeito Eduardo Paes sanciona lei que cria a Força Municipal no Rio, com 4,2 mil agentes armados a partir de fevereiro de 2026.

0:00
Carregando...
0:00

Três dias após a aprovação na Câmara dos Vereadores do Rio de Janeiro, o prefeito Eduardo Paes sancionou uma lei que cria a Força Municipal, uma nova divisão da Guarda Municipal. Essa força poderá usar armas de fogo e começará a atuar em fevereiro de 2026. Serão selecionados 4,2 mil agentes ao longo de quatro anos, incluindo guardas atuais e ex-militares de baixa patente. O delegado Brenno Carnevale comandará a nova divisão, que terá funções de policiamento e segurança. O Rio de Janeiro será a primeira cidade do Brasil a permitir a entrada de militares e ex-militares na Guarda Municipal. Ex-sargentos, ex-cabos, ex-soldados, ex-marinheiros e ex-taifeiros poderão se inscrever, e os atuais guardas poderão concorrer a 600 vagas na primeira fase. Os cursos de formação para os selecionados estão previstos para setembro e novembro, e a nova força será armada com pistolas .40, visando aumentar a segurança nas ruas da cidade.

Três dias após a aprovação na Câmara dos Vereadores do Rio de Janeiro, o prefeito Eduardo Paes sancionou a lei que cria a Força Municipal, uma nova divisão da Guarda Municipal. A nova força terá autorização para uso de armas de fogo e começará a atuar em fevereiro de 2026.

Com 4,2 mil agentes previstos para serem selecionados ao longo de quatro anos, a Força Municipal será composta por guardas já existentes e ex-militares de baixa patente. O delegado Brenno Carnevale, atual titular da Secretaria de Ordem Pública, comandará a nova divisão, que terá funções de policiamento ostensivo, preventivo e comunitário.

O Rio de Janeiro se tornará a primeira cidade do Brasil a permitir a inclusão de militares e ex-militares na Guarda Municipal. Ex-sargentos, ex-cabos, ex-soldados, ex-marinheiros e ex-taifeiros poderão participar do processo seletivo, que ainda não tem data definida para abertura. Os atuais integrantes da Guarda Municipal poderão se inscrever nas 600 vagas disponíveis na primeira fase.

Os cursos de formação para os primeiros selecionados estão programados para setembro e novembro. A nova força, armada com pistolas .40, visa aumentar a segurança nas ruas da cidade, em um contexto de crescente demanda por policiamento efetivo.

Relacionados:

Comentários 0

Entre na conversa da comunidade

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela; a responsabilidade é do autor da mensagem. Conecte-se para comentar

Veja Mais