Em Alta Copa do Mundo NotíciasFutebol_POLÍTICA_Brasileconomia

Converse com o Telinha

Telinha
Oi! Posso responder perguntas apenas com base nesta matéria. O que você quer saber?

Lula decide não participar das comemorações do 1º de Maio em São Paulo e São Bernardo

Lula não participará das celebrações do 1º de Maio em São Paulo e São Bernardo do Campo, evitando novo fiasco de público. A decisão reflete o desgaste do evento anterior e a participação da Central Única dos Trabalhadores (CUT) como convidada, não organizadora. Este é o primeiro ano em que o presidente não comparece aos atos das centrais desde seu retorno ao cargo.

0:00
Carregando...
0:00

O presidente Lula não irá participar das celebrações do 1º de Maio em 2024, um ano após o evento no estádio do Corinthians ter tido pouco público. Ele decidiu não ir aos atos em São Bernardo do Campo e em São Paulo, dizendo que seria difícil estar presente nos dois e que isso poderia desgastá-lo. Aliados afirmaram que ele só compareceria se pudesse participar de ambos os eventos, um promovido por várias centrais sindicais na capital e outro por sindicatos locais em São Bernardo. A Central Única dos Trabalhadores (CUT) estará presente apenas como convidada no ato na zona norte de São Paulo, por não concordar com a estratégia de sorteios para atrair público. Esta é a primeira vez que Lula não comparece aos atos das centrais sindicais durante seu atual mandato, já que ele esteve presente em 2023 e 2024. Historicamente, ele não costumava participar desses eventos em seus primeiros mandatos, limitando-se a missas em sua cidade natal. A decisão de Lula pode estar ligada ao baixo público do ano passado, o que preocupa sua imagem em um ano pré-eleitoral. Além disso, este ano marca o centenário do Dia do Trabalhador. A Secretaria de Comunicação da Presidência não comentou sobre a ausência do presidente nas comemorações.

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, não participará das celebrações do 1º de Maio em 2024, um ano após a baixa adesão do público no evento realizado no estádio do Corinthians, em São Paulo. Lula optou por não comparecer aos atos em São Bernardo do Campo e na capital paulista, alegando a dificuldade de estar presente em ambos os eventos e o desgaste que isso poderia acarretar.

Aliados do presidente afirmaram que ele só compareceria se pudesse participar dos dois atos programados: um promovido pela Força Sindical, UGT, CTB, CSB, Nova Central Sindical de Trabalhadores e Pública, na capital, e outro de sindicatos locais em São Bernardo do Campo. A Central Única dos Trabalhadores (CUT) participará apenas como convidada do ato na praça Campo de Bagatelle, na zona norte de São Paulo, por discordar da estratégia de sorteios para atrair público.

Esta será a primeira vez que Lula não comparece aos atos das centrais sindicais durante seu atual mandato. Nos anos anteriores, ele esteve presente em 2023 e 2024. Historicamente, durante seus dois primeiros mandatos, Lula não costumava participar dos eventos, limitando-se a missas em sua cidade natal. Em 2010, ano eleitoral, ele participou ao lado da então candidata Dilma Rousseff.

A decisão de Lula pode estar relacionada ao fracasso de público do evento do ano passado, o que levanta preocupações sobre a imagem do presidente em um ano pré-eleitoral. Neste ano, também se comemora um século da instituição do Dia do Trabalhador. A Secretaria de Comunicação da Presidência não se manifestou sobre a ausência do presidente nas comemorações.

Relacionados:

Comentários 0

Entre na conversa da comunidade

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela; a responsabilidade é do autor da mensagem. Conecte-se para comentar

Veja Mais