Em Alta Copa do Mundo NotíciasFutebol_POLÍTICA_Brasileconomia

Converse com o Telinha

Telinha
Oi! Posso responder perguntas apenas com base nesta matéria. O que você quer saber?

Governo de São Paulo investe R$ 1,3 milhão em sirenes para alertar sobre desastres naturais

Governo de SP inicia distribuição de sirenes para alertar sobre desastres naturais, com investimento de R$ 1,3 milhão e treinamento para bombeiros.

0:00
Carregando...
0:00

O Governo de São Paulo vai investir R$ 1,3 milhão na instalação de novas sirenes para alertar sobre desastres naturais em quatro municípios. A ação, que começa no dia 22 de abril em Ferraz de Vasconcelos, tem como objetivo aumentar a segurança em áreas vulneráveis a deslizamentos e alagamentos. Além das sirenes, os bombeiros receberão treinamento para saber como usá-las corretamente. Em maio, Francisco Morato também receberá os equipamentos, assim como Capivari e São Luiz do Paraitinga, onde as sirenes estarão conectadas a um sistema de monitoramento em tempo real dos rios. Atualmente, existem três sirenes em Franco da Rocha, São Sebastião e Guarujá. O governo destaca que essa iniciativa faz parte de um plano maior para prevenir desastres, que inclui investimentos em radares meteorológicos e capacitação de mais de 5.000 agentes em todo o estado.

O Governo de São Paulo investe R$ 1,3 milhão na distribuição de sirenes para alerta sobre riscos de desastres naturais em quatro municípios. A iniciativa, da Defesa Civil, começa nesta terça-feira (22) em Ferraz de Vasconcelos, na Grande São Paulo. O objetivo é ampliar a segurança da população em áreas vulneráveis a deslizamentos, alagamentos e cheias de rios.

Além da instalação dos equipamentos, bombeiros participarão de treinamentos e simulados para o acionamento correto das sirenes. A população será alertada em situações de risco iminente, como a necessidade de evacuação imediata de áreas propensas a deslizamentos. Segundo a Defesa Civil, a medida visa reduzir o número de incidentes com vítimas fatais.

Em maio, Francisco Morato, também na região metropolitana, receberá os novos equipamentos. As cidades do interior de Capivari e São Luiz do Paraitinga também serão beneficiadas. Em São Luiz do Paraitinga, a entrega está prevista para 26 de abril, com sirenes conectadas a um sistema de monitoramento em tempo real do nível dos rios.

Atualmente, o estado conta com três sirenes instaladas em Franco da Rocha, São Sebastião e Guarujá. O governo estadual ressalta que o investimento em sirenes faz parte de um plano maior de modernização e prevenção de desastres. Coronel Henguel Ricardo Pereira, Coordenador estadual da Defesa Civil, afirmou que o estado está se tornando “cada vez mais resiliente aos desastres naturais”.

A Defesa Civil também investe em radares meteorológicos, alertas por celular, modernização do Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) e na capacitação de mais de 5.000 agentes em todo o estado.

Relacionados:

Comentários 0

Entre na conversa da comunidade

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela; a responsabilidade é do autor da mensagem. Conecte-se para comentar

Veja Mais