O governo de São Paulo decidiu reduzir o número de pórticos do sistema de pedágio free flow na Rota Sorocabana, passando de treze para nove. Essa mudança foi feita após pedidos de deputados e prefeitos, que criticavam a quantidade de pontos de cobrança. O deputado Vitão do Cachorrão expressou descontentamento com a insistência do governador Tarcísio de Freitas em aumentar o número de pedágios. Prefeitos também reclamaram da falta de diálogo com o governo, e a instalação de pórticos na rodovia Luiz de Queiroz foi suspensa após a formação de uma Frente Parlamentar Contra a Instalação de Pedágio. Além disso, o Ministério Público Federal questiona a aplicação de multas por evasão, sugerindo um prazo de cinco anos para que os motoristas se adaptem ao novo sistema, já que muitas pessoas não estão familiarizadas com ele. Desde o início do sistema, mais de 180 mil multas foram aplicadas. O governo defende que as mudanças visam garantir uma tarifa justa e reduzir custos, com algumas tarifas caindo até 25,1%. A nova tarifa por quilômetro foi fixada em R$ 0,16 para pista simples e R$ 0,21 para pista dupla com faixa adicional.
Governo reduz pórticos de pedágio free flow em SP após pressão
O governo de São Paulo diminuiu o número de pórticos do sistema de pedágio free flow na Rota Sorocabana, de treze para nove, atendendo a pedidos de deputados e prefeitos. A medida busca amenizar o descontentamento com a expansão do sistema, que elimina as praças de pedágio tradicionais.
A principal crítica ao modelo é a quantidade de pontos de cobrança, considerada excessiva por parlamentares e gestores municipais. O deputado Vitão do Cachorrão (Republicanos) criticou a insistência do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) no tema, afirmando que o objetivo inicial não era aumentar o número de pedágios.
Prefeitos também se manifestaram contra a falta de diálogo com o governo estadual. Rubinho (PSD), de Taquarivaí, ressaltou que a decisão está sendo imposta, gerando insatisfação na população. A instalação de pórticos na rodovia Luiz de Queiroz, em Piracicaba, foi suspensa após a criação de uma Frente Parlamentar Contra a Instalação de Pedágio na SP-304.
MPF questiona multas por evasão e pede prazo maior
O Ministério Público Federal (MPF) questiona a aplicação de multas por evasão no sistema free flow, sugerindo um prazo de cinco anos para adaptação dos motoristas. A preocupação é com cobranças indevidas, já que muitos usuários desconhecem o novo sistema.
Desde o início da operação do free flow, mais de 180 mil multas foram aplicadas por evasão. O promotor federal Guilherme Rocha Göpfert argumenta que a situação é diferente da de um pedágio convencional, onde há uma barreira física.
Governo defende “justiça tarifária” e redução de custos
O governo estadual afirma que os ajustes na Rota Sorocabana visam garantir a “justiça tarifária” e reduzir os custos para os usuários. Segundo a Secretaria de Parcerias em Investimentos, as tarifas em alguns trechos da rodovia tiveram queda de até 25,1% nas cabines automáticas.
Ainda de acordo com o governo, o redesenho do sistema atende a demandas da população e elimina a cobrança em pequenos deslocamentos locais. A tarifa por quilômetro foi fixada em R$ 0,16 para pista simples e R$ 0,21 para pista dupla com faixa adicional.
Entre na conversa da comunidade