A Guarda Civil da Espanha desmantelou uma rede que ajudava de 1.000 a 2.500 marroquinos a entrar no país de forma irregular pela Romênia. O grupo cobrava cerca de 3.000 euros por pessoa. Quatro suspeitos foram presos na província de Múrcia, acusados de fazer parte de uma organização criminosa e de facilitar a imigração ilegal. A rede recrutava migrantes marroquinos, enviando-os de avião para a Romênia, onde eram transportados em vans até a Espanha. Nos últimos dois anos, a organização fez cerca de 50 viagens, levando grupos de 20 a 50 pessoas por vez. Na Romênia, eles mantinham um local para esconder os migrantes enquanto aguardavam a viagem. A Guarda Civil destacou a gravidade da situação, que mostra o aumento da imigração irregular na região.
A Guarda Civil da Espanha anunciou, no último domingo (13), o desmantelamento de uma rede que facilitava a entrada irregular de 1.000 a 2.500 marroquinos no país através da Romênia. O grupo cobrava cerca de € 3.000 (quase R$ 20 mil) por pessoa. Quatro suspeitos foram detidos na província de Múrcia, acusados de pertencer a uma organização criminosa e de favorecer a imigração irregular.
A organização recrutava migrantes marroquinos que desejavam ir à Espanha, enviando-os de avião à Romênia. De lá, eram transportados em vans até a Península Ibérica. As autoridades estimam que, nos últimos dois anos, a rede realizou cerca de 50 traslados, transportando grupos de 20 a 50 marroquinos por vez.
Na Romênia, a organização mantinha um centro logístico para esconder os migrantes enquanto aguardavam a viagem para a Espanha. A Guarda Civil não divulgou as nacionalidades dos detidos, mas destacou a gravidade da situação, que reflete o aumento da imigração irregular na região.
As operações da Guarda Civil visam combater o tráfico de pessoas e a imigração ilegal, que têm se intensificado em várias rotas. O desmantelamento dessa rede é um passo importante no enfrentamento desse problema crescente na Europa.
Entre na conversa da comunidade