O governador de Minas, Romeu Zema, vai homenagear o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta, com a Medalha da Inconfidência 2025 em uma cerimônia marcada para 22 de abril em Ouro Preto. A escolha de Motta gera polêmica, pois ele está sob pressão de parlamentares bolsonaristas para discutir um projeto de anistia relacionado aos atos de depredação em Brasília, ocorridos em 8 de janeiro de 2023. Motta tem resistido a essa proposta e foi criticado, inclusive por Silas Malafaia. Zema, que no início do seu governo criticou a entrega de honrarias por causa dos custos, continua a conceder medalhas, mesmo após prometer eliminar gastos desnecessários. A entrega da medalha a Motta pode complicar a relação de Zema com os bolsonaristas, que são importantes para seus planos políticos futuros, especialmente com as eleições de 2026 se aproximando.
O governador de Minas, Romeu Zema, homenageará o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta, com a Medalha da Inconfidência 2025. A cerimônia ocorrerá em 22 de abril em Ouro Preto, em meio a tensões políticas, especialmente com parlamentares bolsonaristas.
A escolha de Motta para a honraria gera controvérsia, pois ele enfrenta pressão para pautar um projeto de anistia aos condenados pelos atos de depredação em Brasília, ocorridos em 8 de janeiro de 2023. Motta, que se mostrou resistente à proposta, foi alvo de críticas, incluindo ataques do pastor Silas Malafaia.
Zema, que criticou honrarias em seu primeiro ano de governo, mantém a entrega das medalhas, apesar de suas declarações anteriores sobre eliminar gastos desnecessários. Em 2019, ele afirmou que as solenidades geravam custos altos ao governo, mas continuou a honrar personalidades nos anos seguintes.
A entrega da medalha a Motta pode complicar a relação de Zema com os bolsonaristas, que são essenciais para seus planos políticos futuros. O governador, que busca se posicionar para as eleições de 2026, precisa do apoio desse grupo, especialmente após sua participação em atos bolsonaristas.
Entre na conversa da comunidade