Em Alta Copa do Mundo NotíciasFutebol_POLÍTICA_Brasileconomia

Converse com o Telinha

Telinha
Oi! Posso responder perguntas apenas com base nesta matéria. O que você quer saber?

Governo de São Paulo anuncia construção de 282 casas para comunidades indígenas e quilombolas

Governo de São Paulo anuncia investimento de R$ 67 milhões para construir 282 casas para comunidades indígenas e quilombolas, sem custo para moradores.

0:00
Carregando...
0:00

O Governo de São Paulo vai anunciar na próxima segunda-feira um projeto para construir 282 casas para comunidades indígenas e quilombolas, com um investimento de R$ 67 milhões, sem custo para os moradores. As cidades que receberão as casas incluem Bertioga, Eldorado, Mongaguá, Peruíbe, São Paulo e Tapiraí. As moradias serão feitas levando em conta as tradições e necessidades dessas comunidades. A licitação para as obras será aberta após o anúncio, e o governo promete que as construções ficarão prontas em 20 meses. Enquanto o governo estadual cuidará das obras, os municípios serão responsáveis pela infraestrutura, como água e esgoto. Atualmente, as comunidades quilombolas e indígenas enfrentam problemas de infraestrutura e regularização fundiária. Em São Paulo, apenas duas comunidades quilombolas têm títulos integrais, e um levantamento mostra que o Brasil pode levar 2.708 anos para regularizar todos os processos abertos. O governador Tarcísio de Freitas se comprometeu a titular 100% dos quilombos até o fim de seu mandato. A regularização pode ser feita pelo Incra ou pelo Itesp. Entre 2008 e 2014, o governo paulista entregou 191 unidades para quilombolas e 612 para indígenas entre 2005 e 2022.

O Governo de São Paulo anunciará na próxima segunda-feira (14) um projeto para a construção de duzentas e oitenta e duas casas destinadas a comunidades indígenas e quilombolas. O investimento será de R$ 67 milhões, sem custo para os moradores. As cidades beneficiadas incluem Bertioga, Eldorado, Mongaguá, Peruíbe, São Paulo e Tapiraí.

As moradias serão projetadas levando em conta as tradições e necessidades dessas comunidades. A licitação para as obras será aberta após o evento de segunda, e o governo promete que as construções serão concluídas em 20 meses. A gestão das obras ficará a cargo do governo estadual, enquanto os municípios serão responsáveis pela infraestrutura local.

Atualmente, comunidades quilombolas e indígenas enfrentam sérias dificuldades de infraestrutura e regularização fundiária. Em São Paulo, apenas duas comunidades quilombolas receberam títulos integrais, enquanto outras dez foram tituladas parcialmente. Um levantamento indica que, se mantido o ritmo atual, o Brasil levará 2.708 anos para titular todos os processos abertos.

O governador Tarcísio de Freitas já havia se comprometido a titular 100% dos quilombos até o fim de seu mandato. A regularização fundiária pode ser feita pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) ou pelo Instituto de Terras do Estado de São Paulo (Itesp). Entre 2008 e 2014, o governo paulista entregou 191 unidades para quilombolas e 612 unidades para indígenas entre 2005 e 2022.

Relacionados:

Comentários 0

Entre na conversa da comunidade

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela; a responsabilidade é do autor da mensagem. Conecte-se para comentar

Veja Mais