Uma pesquisa do Datafolha, divulgada em 11 de abril de 2025, mostra que 58% dos eleitores de São Paulo preferem que o governador Tarcísio de Freitas, do Republicanos, busque a reeleição em 2026, enquanto 30% acham que ele deveria concorrer à presidência. O levantamento foi feito entre 1º e 3 de abril e ouviu 1.500 pessoas. Tarcísio, que é visto como um possível sucessor de Jair Bolsonaro, enfrenta um dilema: se decidir se candidatar à presidência, terá que abrir mão da reeleição, onde é favorito, com mais de 60% das intenções de voto. Sua gestão é aprovada por 61% dos entrevistados, mas a rejeição ao seu governo aumentou de 11% para 22% nos últimos dois anos. Mesmo assim, ele ainda tem a menor taxa de rejeição entre os candidatos da direita, com 13% afirmando que não votariam nele. Entre os apoiadores de Bolsonaro, 61% preferem que Tarcísio continue no governo de São Paulo. O governador já declarou que seu candidato natural é Bolsonaro, mas aliados acreditam que ele pode ser o nome da direita se Bolsonaro continuar inelegível.
A pesquisa Datafolha divulgada em 11 de abril de 2025 revela que 58% dos eleitores de São Paulo preferem que o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) dispute a reeleição em 2026, enquanto apenas 30% o veem como candidato à presidência. O levantamento foi realizado entre 1º e 3 de abril e ouviu 1.500 pessoas em 81 municípios.
Tarcísio, que é considerado um potencial sucessor de Jair Bolsonaro (PL), enfrenta um dilema. Se optar pela candidatura presidencial, terá que abrir mão da reeleição, onde é amplamente favorito, com mais de 60% das intenções de voto em cenários simulados. Sua avaliação positiva se mantém, com 61% dos entrevistados aprovando sua gestão.
A pesquisa também mostra que a rejeição ao governador aumentou, passando de 11% para 22% em dois anos. Apesar disso, ele ainda apresenta a menor taxa de rejeição entre os possíveis candidatos da direita, com apenas 13% dos entrevistados afirmando que não votariam nele de jeito nenhum.
Entre os eleitores que se identificam com o bolsonarismo, 61% preferem que Tarcísio permaneça no governo paulista. O governador, que já foi ministro da Infraestrutura, afirma que seu candidato natural é Bolsonaro, mas aliados acreditam que ele pode ser o nome da direita caso o ex-presidente permaneça inelegível.
Entre na conversa da comunidade