A presidente da Câmara Municipal de Santa Cruz do Sul, Nicole Weber, anunciou que recebeu R$ 1,3 milhão em emendas do seu noivo, o deputado federal Covatti Filho, para reformas no Hospital Santa Cruz. Ela disse que o recurso será usado para melhorar a parte elétrica e instalar ar-condicionados na unidade, que possui 247 leitos e atende várias cidades. Embora a emenda não seja ilegal, sua destinação gerou dúvidas sobre a transparência no uso de recursos públicos, especialmente com cobranças do Supremo Tribunal Federal por mais clareza. Essa é a primeira vez que Covatti destina recursos para a cidade, apesar de ter sido eleito em 2015. Nicole, que está em seu segundo mandato, é considerada uma possível candidata a deputada estadual em 2026.
A presidente da Câmara Municipal de Santa Cruz do Sul, Nicole Weber (Podemos), anunciou que recebeu R$ 1,3 milhão em emendas do noivo, o deputado federal Covatti Filho (PP-RS), para reformas no Hospital Santa Cruz. A declaração foi feita em um vídeo nas redes sociais, onde ela mencionou que o recurso será utilizado para a reforma da parte elétrica e instalação de ar-condicionados na unidade.
Nicole destacou que o valor foi um “presente” do deputado e que a emenda é destinada à ala São Francisco do hospital, que possui 247 leitos e atende diversas cidades da região. A vereadora afirmou que considera essa emenda um dos maiores presentes que pode oferecer à comunidade.
Entretanto, a destinação das emendas levanta questionamentos sobre a transparência no uso de recursos públicos, especialmente em meio a cobranças do Supremo Tribunal Federal por maior clareza nas informações sobre autores e beneficiários das emendas. Até o momento, a emenda não foi registrada no sistema de pagamentos do governo federal.
Vale ressaltar que esta é a primeira vez que Covatti Filho destina recursos para Santa Cruz do Sul, apesar de ter sido eleito em 2015. Em 2022, ele não figurou entre os mais votados na cidade, recebendo apenas 221 votos dos 112.910 que garantiram sua reeleição. Nicole, que está em seu segundo mandato, é cotada para uma candidatura a deputada estadual em 2026.
Entre na conversa da comunidade