O governo de São Paulo anunciou um repasse de R$ 15,4 milhões para municípios do estado, visando atender necessidades básicas de famílias em situação de vulnerabilidade social. Os recursos, disponibilizados pela Secretaria de Desenvolvimento Social, devem ser utilizados para benefícios como auxílios natalidade, funeral e moradia. As prefeituras de 604 cidades poderão solicitar os valores […]
O governo de São Paulo anunciou um repasse de R$ 15,4 milhões para municípios do estado, visando atender necessidades básicas de famílias em situação de vulnerabilidade social. Os recursos, disponibilizados pela Secretaria de Desenvolvimento Social, devem ser utilizados para benefícios como auxílios natalidade, funeral e moradia. As prefeituras de 604 cidades poderão solicitar os valores a partir de 17 de fevereiro por meio do sistema PMASWeb.
Regiões como a Metropolitana de São Paulo e a de Campinas receberão cerca de R$ 2,6 milhões cada, enquanto a região de São José do Rio Preto contará com R$ 1,7 milhão. Os repasses serão realizados do Fundo Estadual de Assistência Social para os Fundos de Assistência Social municipais, cofinanciando os chamados Benefícios Eventuais, que são temporários e complementares às ações de assistência social já existentes.
O secretário de Desenvolvimento Social, Andrezza Rosalém, destacou que o governo está comprometido com os paulistas, enfatizando a importância de um olhar especial para os mais vulneráveis. A distribuição dos recursos será baseada na população local e em indicadores de vulnerabilidade social, garantindo que municípios mais necessitados recebam valores maiores.
Além deste repasse, a Secretaria já havia disponibilizado, em fevereiro, R$ 10 milhões para municípios em situação de emergência devido às fortes chuvas. Desses, R$ 6 milhões foram destinados a Benefícios Eventuais, enquanto R$ 4 milhões foram alocados para serviços tipificados da Assistência Social, cuja gestão é municipal.
Entre na conversa da comunidade