A nova ministra-chefe da Secretaria de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, defendeu o presidente Lula (PT) após críticas geradas por uma declaração do petista sobre sua nomeação. Durante o lançamento do Programa Crédito do Trabalhador, Lula afirmou que escolheu uma “mulher bonita” para a secretaria, buscando melhorar a relação com o Congresso. Essa fala gerou reações […]
A nova ministra-chefe da Secretaria de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, defendeu o presidente Lula (PT) após críticas geradas por uma declaração do petista sobre sua nomeação. Durante o lançamento do Programa Crédito do Trabalhador, Lula afirmou que escolheu uma “mulher bonita” para a secretaria, buscando melhorar a relação com o Congresso. Essa fala gerou reações negativas, especialmente entre adversários políticos.
Em resposta, Gleisi utilizou seu perfil no X (antigo Twitter) para repudiar os ataques, atribuindo a reação a setores da extrema-direita. Ela afirmou: “Repudio os ataques canalhas de bolsonaristas, misóginos, machistas e de violência política.” A ministra também comparou a postura de Lula à de Jair Bolsonaro, lembrando episódios em que o ex-presidente agrediu mulheres e estimulou a violência política.
Gleisi destacou que ações são mais significativas que palavras e elogiou Lula como o presidente que mais empoderou mulheres em seus mandatos. Ela questionou: “Que moral vocês têm?”, enfatizando as nomeações históricas de mulheres em cargos importantes durante sua gestão.
A troca de ministros, que inclui a saída de Alexandre Padilha e a entrada de Gleisi, é parte de uma reconfiguração ministerial iniciada em janeiro. A expectativa é que Gleisi equilibre habilidade política e firmeza no enfrentamento ao bolsonarismo, contribuindo para o fortalecimento do diálogo com o Congresso.
Entre na conversa da comunidade