A 30ª sessão da Conferência das Partes (COP30), que ocorrerá em Belém-PA, foi antecipada para os dias 6 e 7 de novembro de 2025. O anúncio foi feito por Valter Correia, secretário extraordinário para a conferência, nesta quinta-feira, dia 13. A conferência está programada para acontecer entre 10 e 21 de novembro, mas a mudança […]
A 30ª sessão da Conferência das Partes (COP30), que ocorrerá em Belém-PA, foi antecipada para os dias 6 e 7 de novembro de 2025. O anúncio foi feito por Valter Correia, secretário extraordinário para a conferência, nesta quinta-feira, dia 13. A conferência está programada para acontecer entre 10 e 21 de novembro, mas a mudança visa melhorar a logística do evento, que deve receber cerca de 50 mil visitantes.
A decisão de antecipar a reunião dos líderes, que normalmente ocorre um dia antes do início das conferências, foi uma resposta às críticas sobre a falta de estrutura hoteleira em Belém, especialmente em relação a acomodações de luxo. Com a nova programação, a expectativa é reduzir o fluxo de pessoas durante a COP30 para 30 mil. Correia destacou que essa mudança permitirá uma melhor organização da abertura do evento, “sem a pressão da rede hoteleira”.
O embaixador e presidente designado da COP30, André Corrêa do Lago, defendeu a escolha de Belém como sede, ressaltando seu simbolismo por estar na Amazônia. “Ninguém escolheu Belém porque era uma cidade brasileira que tinha muitos hotéis”, afirmou. A escolha reflete a importância ambiental da região.
Entretanto, a especulação imobiliária em Belém já é notável, com preços de reservas de hotéis e imóveis disparando. Uma pesquisa revelou que um imóvel na plataforma Airbnb está sendo alugado por R$ 547,9 mil para os dias do evento, evidenciando a pressão econômica que a COP30 está gerando na cidade.
Entre na conversa da comunidade