Em Alta Copa do Mundo NotíciasFutebol_POLÍTICA_Brasileconomia

Converse com o Telinha

Telinha
Oi! Posso responder perguntas apenas com base nesta matéria. O que você quer saber?

Governo Lula critica tarifas de Trump e defende diálogo no comércio exterior

- O governo Lula criticou tarifas de 25% sobre aço e alumínio dos EUA, consideradas inaceitáveis. - O vice-presidente Geraldo Alckmin defendeu comércio baseado em reciprocidade e diálogo. - Alckmin anunciou reunião técnica com os EUA para discutir o Acordo de Comércio e Cooperação Econômica (ATEC). - Brasil acumulou déficit comercial de US$ 342,9 milhões com os EUA nos dois primeiros meses de 2025. - A tarifa média aplicada pelo Brasil aos produtos norte-americanos é de 2,7%, com 72% entrando com alíquota zero.

O governo Lula manifestou, nesta quarta-feira, 12, forte oposição às tarifas de 25% sobre aço e alumínio anunciadas pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. O Ministério das Relações Exteriores considerou a decisão inaceitável, ressaltando que a medida prejudica a relação entre Brasil e EUA, que historicamente colaboraram em diversas áreas. Lula, por sua vez, […]

O governo Lula manifestou, nesta quarta-feira, 12, forte oposição às tarifas de 25% sobre aço e alumínio anunciadas pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. O Ministério das Relações Exteriores considerou a decisão inaceitável, ressaltando que a medida prejudica a relação entre Brasil e EUA, que historicamente colaboraram em diversas áreas. Lula, por sua vez, destacou que seu governo não se baseia em “bravatas”, embora tenha cometido uma gafe ao mencionar a ministra Gleisi Hoffmann.

Na quinta-feira, 13, o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, afirmou que a sobretaxação não foi direcionada ao Brasil, mas que seus efeitos são prejudiciais ao país e ao comércio global. Ele classificou a decisão de Trump como “equivocada” e enfatizou que o comércio deve ser baseado em reciprocidade e diálogo, evitando uma abordagem de “olho por olho”.

Alckmin também destacou que os Estados Unidos possuem um superávit comercial com o Brasil, com um déficit brasileiro de US$ 342,9 milhões nos dois primeiros meses de 2025. Ele mencionou que, considerando bens e serviços, o superávit dos EUA com o Brasil chega a US$ 25 bilhões. O vice-presidente ressaltou que a tarifa média aplicada pelo Brasil aos produtos norte-americanos é de 2,7%, com 72% das exportações dos EUA entrando no Brasil com alíquota zero.

Além disso, Alckmin confirmou uma reunião técnica com os Estados Unidos marcada para esta sexta-feira, 14, no âmbito do Acordo de Comércio e Cooperação Econômica (ATEC). Ele afirmou que as negociações estão em andamento e que, embora não participe diretamente, mantém o presidente Lula informado sobre os desdobramentos.

Relacionados:

Comentários 0

Entre na conversa da comunidade

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela; a responsabilidade é do autor da mensagem. Conecte-se para comentar

Veja Mais