Na tarde desta quinta-feira, o presidente Lula conversou por telefone com a presidente do México, Claudia Sheinbaum, para discutir temas da agenda bilateral e regional. O contato ocorreu às 14h15, três dias após a posse do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Durante a conversa, ambos reafirmaram o compromisso de cultivar relações produtivas com todos […]
Na tarde desta quinta-feira, o presidente Lula conversou por telefone com a presidente do México, Claudia Sheinbaum, para discutir temas da agenda bilateral e regional. O contato ocorreu às 14h15, três dias após a posse do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Durante a conversa, ambos reafirmaram o compromisso de cultivar relações produtivas com todos os países das Américas, visando manter a paz, fortalecer a democracia e promover o desenvolvimento da região.
Lula convidou Sheinbaum para uma visita de Estado ao Brasil, destacando a importância de dar um impulso adicional ao relacionamento bilateral. A presidente mexicana, que sucedeu Andrés Manuel López Obrador, também expressou a necessidade de fortalecer a soberania do México diante das medidas anunciadas por Trump, que incluem a deportação de imigrantes e a sobretaxação de produtos mexicanos.
O Palácio do Planalto informou que a conversa foi considerada positiva, evidenciando a afinidade entre os dois líderes, ambos alinhados à esquerda latino-americana. Lula e Sheinbaum enfatizaram a relevância de fortalecer foros como a Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac) e acordaram manter canais de contato regulares para ampliar a coordenação entre Brasil e México.
A escalada da crise entre os Estados Unidos e o México foi um dos temas centrais da conversa. Sheinbaum reiterou que seu governo sempre apoiará os mexicanos nos EUA, enquanto Lula destacou a importância de uma resposta conjunta dos países da região frente às novas políticas americanas.
Entre na conversa da comunidade