Em Alta Copa do Mundo NotíciasFutebol_POLÍTICA_Brasileconomia

Converse com o Telinha

Telinha
Oi! Posso responder perguntas apenas com base nesta matéria. O que você quer saber?

Lula e Claudia Sheinbaum discutem relações bilaterais em meio a tensões com Trump

- Lula e Sheinbaum conversaram sobre fortalecer relações bilaterais e regionais. - O telefonema ocorreu após a posse de Donald Trump, que trouxe tensões. - Ambos destacaram a importância da paz e democracia nas Américas. - Lula convidou Sheinbaum para uma visita de Estado ao Brasil. - Líderes enfatizaram a relevância da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac).

Na tarde desta quinta-feira, o presidente Lula conversou por telefone com a presidente do México, Claudia Sheinbaum, para discutir temas da agenda bilateral e regional. O contato ocorreu às 14h15, três dias após a posse do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Durante a conversa, ambos reafirmaram o compromisso de cultivar relações produtivas com todos […]

Na tarde desta quinta-feira, o presidente Lula conversou por telefone com a presidente do México, Claudia Sheinbaum, para discutir temas da agenda bilateral e regional. O contato ocorreu às 14h15, três dias após a posse do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Durante a conversa, ambos reafirmaram o compromisso de cultivar relações produtivas com todos os países das Américas, visando manter a paz, fortalecer a democracia e promover o desenvolvimento da região.

Lula convidou Sheinbaum para uma visita de Estado ao Brasil, destacando a importância de dar um impulso adicional ao relacionamento bilateral. A presidente mexicana, que sucedeu Andrés Manuel López Obrador, também expressou a necessidade de fortalecer a soberania do México diante das medidas anunciadas por Trump, que incluem a deportação de imigrantes e a sobretaxação de produtos mexicanos.

O Palácio do Planalto informou que a conversa foi considerada positiva, evidenciando a afinidade entre os dois líderes, ambos alinhados à esquerda latino-americana. Lula e Sheinbaum enfatizaram a relevância de fortalecer foros como a Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac) e acordaram manter canais de contato regulares para ampliar a coordenação entre Brasil e México.

A escalada da crise entre os Estados Unidos e o México foi um dos temas centrais da conversa. Sheinbaum reiterou que seu governo sempre apoiará os mexicanos nos EUA, enquanto Lula destacou a importância de uma resposta conjunta dos países da região frente às novas políticas americanas.

Relacionados:

Comentários 0

Entre na conversa da comunidade

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela; a responsabilidade é do autor da mensagem. Conecte-se para comentar

Veja Mais