O prefeito de Sorocaba, Rodrigo Manga (Republicanos), anunciou um decreto que estabelece um “livre trânsito” entre a cidade e os Estados Unidos. A medida foi divulgada nas redes sociais e publicada no Diário Oficial no dia da posse do presidente Donald Trump, em 20 de janeiro. O decreto visa promover parcerias em áreas como comércio, […]
O prefeito de Sorocaba, Rodrigo Manga (Republicanos), anunciou um decreto que estabelece um “livre trânsito” entre a cidade e os Estados Unidos. A medida foi divulgada nas redes sociais e publicada no Diário Oficial no dia da posse do presidente Donald Trump, em 20 de janeiro. O decreto visa promover parcerias em áreas como comércio, turismo e intercâmbios educacionais, mas não menciona explicitamente o termo “livre trânsito”.
O texto do decreto estabelece diretrizes para fomentar relações institucionais entre Sorocaba e entidades dos Estados Unidos, permitindo a celebração de acordos de parceria. Manga destacou que a iniciativa busca aproveitar a expectativa de crescimento econômico dos EUA sob a nova administração. Ele afirmou que políticos, empresários e estudantes poderão utilizar a estrutura da cidade para troca de experiências.
Apesar das declarações do prefeito sobre o “livre trânsito”, o decreto não elimina a necessidade de visto para brasileiros que desejam entrar nos Estados Unidos. O foco do documento é incentivar a colaboração internacional, sem garantir facilidades de entrada no país norte-americano.
Em suas redes sociais, Manga compartilhou uma montagem em que aparece ao lado de Trump e do bilionário Elon Musk, expressando entusiasmo pela nova parceria. Ele enfatizou que a medida não acarretará custos ao orçamento municipal, utilizando dotações orçamentárias já previstas.
Entre na conversa da comunidade