- O Irã sofreu novo apagão de internet desde o sábado, com conectividade em menos de 1% do normal, segundo o NetBlocks.
- Cerca de 90 milhões de iranianos enfrentam dificuldades de comunicação devido ao bloqueio, que ocorreu após ofensiva militar dos EUA e de Israel.
- O episódio sucede a bloqueio semelhante no início de janeiro, em meio a protestos contra o regime.
- A queda também afetou o sinal da Starlink, internet via satélite, cuja situação atual não está totalmente clara.
- O embaixador brasileiro no Irã confirmou a interrupção da internet e as dificuldades para se comunicar com brasileiros na região.
Desde o último sábado, 28, o Irã viveu um apagão de internet que reduziu a conectividade a menos de 1% do normal. A indisponibilidade ocorreu após uma ofensiva militar dos EUA e de Israel no território iraniano.
Segundo o NetBlocks, cerca de 90 milhões de iranianos tiveram dificuldades para se comunicar na partida de hoje. A organização monitora o funcionamento da internet ao redor do mundo e confirma o bloqueio extremo.
O embaixador do Brasil no Irã, André Veras Guimarães, disse à TV Globo que a internet foi cortada e que a diplomacia enfrentava dificuldades para falar com brasileiros na região.
Contexto do bloqueio
A queda abrupta da conectividade é descrita como uma medida do regime para limitar a divulgação de incidentes e a participação cívica. O país também enfrentou bloqueio semelhante no início de janeiro, durante protestos contra o governo.
A situação afetou, ainda, o sinal da Starlink, a internet via satélite, que costumava manter funcionamento em cenários de corte. Não há informações públicas sobre o status atual da Starlink no Irã.
NetBlocks destaca que bloqueios são recorrentes no país e que, no último caso, a suspensão se estendeu por semanas, mascarando violações de direitos humanos.
Entre na conversa da comunidade