Em Alta Copa do Mundo NotíciasFutebol_POLÍTICA_Brasileconomia

Converse com o Telinha

Telinha
Oi! Posso responder perguntas apenas com base nesta matéria. O que você quer saber?

Lula não quer Brasil como santuário e busca acordo com Trump sobre terras raras

Lula afirma que Brasil discutirá com Trump, de forma soberana, a venda e exploração de minerais críticos e terras raras, sem transformar o país em santuário

Photo
0:00
Carregando...
0:00
  • Lula disse que pretende negociar com os EUA, de forma soberana, a venda e exploração de minerais críticos e terras raras.
  • O objetivo é discutir o tema em encontro olho no olho com o presidente norte-americano, Donald Trump, segundo entrevista à TV local na Índia.
  • Ele afirmou que não quer transformar o território brasileiro em um santuário da humanidade e que o Brasil pode vender para quem quiser vender.
  • Lula citou ainda o fim do tarifaço e o combate ao crime organizado internacional como temas a considerar na conversa.
  • A declaração ocorreu durante agenda oficial na Índia, com a entrevista traduzida para o inglês; o Planalto não divulgou tradução oficial.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta sexta-feira 20 que pretende manter uma negociação soberana com os Estados Unidos, sob a gestão brasileira, sobre a venda e a exploração de minerais críticos e terras raras. O objetivo é tratar de interesses mútuos entre Brasil e EUA, em uma abordagem de soberania nacional.

Lula explicou que a discussão envolve minerais estratégicos usados em tecnologia de ponta, como chips e energia de transição. O tema foi comentado durante entrevista a uma TV local na Índia, onde o presidente está em agenda oficial. A conversa teve tradução para o inglês.

Segundo o presidente, o Brasil possui importantes reservas de minerais críticos, mas não pretende transformar o território em um “santuário da humanidade”. O tom foi de negociação autônoma, com o país decidindo a quem vender os recursos.

O petista afirmou ainda que prefere conduzir o processo de transformação desses minerais dentro do Brasil, com controle do governo, assegurando soberania na exploração. Ele destacou que pretende negociar com quem julgar adequado.

Lula ainda mencionou a intenção de ir aos Estados Unidos apoiado pela pauta de combate ao tráfico internacional de drogas e ao crime organizado, alinhando ações entre Brasil e EUA para enfrentar esse tema.

Comentários 0

Entre na conversa da comunidade

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela; a responsabilidade é do autor da mensagem. Conecte-se para comentar

Veja Mais