- A Zona Azul da COP30 foi reaberta às 20h40 desta quinta-feira, após incêndio no começo da tarde.
- A avaliação de segurança ficou a cargo do Corpo de Bombeiros antes da retomada das atividades.
- O alvará de funcionamento foi emitido pelo Corpo de Bombeiros para a área.
- A zona afetada permanece isolada até o encerramento da conferência.
- A área retorna à UNFCCC (órgão da ONU responsável pela mudança climática) conforme nota oficial.
A Zona Azul da COP30 ficou indisponível após um incêndio ocorrido no início da tarde desta quinta-feira (20). O episódio aconteceu no espaço de apoio à conferência, situado no local da organização do evento, no meio da realização da COP30. A avaliação de segurança ficou a cargo do Corpo de Bombeiros, que suspendeu as operações até a emissão de nova autorização.
Após nova avaliação, as autoridades determinaram a reabertura às 20h40 desta quinta. O Corpo de Bombeiros emitiu o alvará de funcionamento, autorizando a retomada das atividades pela UNFCCC, órgão da ONU responsável pelas mudanças climáticas. A área atingida permanece isolada até o encerramento da conferência.
A nota oficial explica que a Zona Azul foi restabelecida e voltou a operar com as mesmas funções, mas sem permitir acesso à região danificada até a conclusão do evento. O isolamento visa garantir a segurança de participantes e equipes durante o restante da COP30.
Entre na conversa da comunidade