Em Alta Copa do Mundo NotíciasFutebol_POLÍTICA_Brasileconomia

Converse com o Telinha

Telinha
Oi! Posso responder perguntas apenas com base nesta matéria. O que você quer saber?

COP30 promove evento no Rio com líderes locais para discutir ações climáticas

Prefeitos e governadores se reunirão no Fórum de Líderes Locais da COP30 para discutir ações climáticas antes das negociações em Belém.

Embaixador André Corrêa do Lago, presidente da COP30 (Foto: Brenno Carvalho / Agência O Globo)
0:00
Carregando...
0:00

A COP30 acontecerá pela primeira vez no Brasil, em Belém, de 10 a 21 de novembro, com foco em metas climáticas. Antes disso, entre 3 e 5 de novembro, o Rio de Janeiro sediará o Fórum de Líderes Locais, onde prefeitos e governadores discutirão soluções climáticas e financiamento. O evento, apoiado pela ONG Bloomberg Philanthropies, busca mostrar como cidades e estados podem ajudar a alcançar objetivos globais, como aumentar a energia renovável e mobilizar recursos para países em desenvolvimento. André Corrêa do Lago, Embaixador Presidente Designado da COP30, enfatizou a importância da colaboração entre diferentes níveis de governo. O Fórum incluirá a Cúpula Mundial de Prefeitos da C40 e uma cerimônia de premiação. Após o evento no Rio, os líderes locais seguirão para Belém, onde o Grupo Constituinte de Governos Locais e Autoridades Municipais representará as cidades nas discussões da COP30.

A presidência da COP30 e a ONG Bloomberg Philanthropies anunciaram o Fórum de Líderes Locais da COP30, que ocorrerá no Rio de Janeiro, de 3 a 5 de novembro. O evento reunirá prefeitos e governadores para discutir soluções climáticas locais e sua relação com as metas globais.

O Fórum visa demonstrar como cidades e estados estão acelerando o progresso em direção a objetivos climáticos, como triplicar a energia renovável até 2030 e mobilizar US$ 1,3 trilhão anualmente até 2035 para apoiar países em desenvolvimento. O evento será realizado poucos dias antes da Cúpula de Líderes Mundiais e das negociações oficiais em Belém (PA), onde a COP30 ocorrerá entre 10 e 21 de novembro.

André Corrêa do Lago, Embaixador Presidente Designado da COP30, destacou a importância do espírito de colaboração. Ele afirmou que o Fórum busca unir vozes e níveis de governança em torno de um objetivo comum. A programação inclui a Cúpula Mundial de Prefeitos da C40 e a Cerimônia de Premiação dos Líderes Locais.

O evento também tem como objetivo reforçar o multilateralismo e acelerar a implementação do Acordo de Paris, que visa limitar o aquecimento global a 1,5°C. Philip Yang, Enviado Especial da COP30 para Soluções Urbanas, ressaltou que o Brasil, como anfitrião, tem uma oportunidade única de moldar uma cúpula focada na entrega de resultados concretos.

Após o Fórum, uma delegação de líderes locais seguirá para Belém, conectando as discussões do Rio com a COP30. O Grupo Constituinte de Governos Locais e Autoridades Municipais (LGMA) representará as cidades e regiões, apresentando uma visão unificada para integrar ações locais e globais no combate às mudanças climáticas.

Relacionados:

Comentários 0

Entre na conversa da comunidade

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela; a responsabilidade é do autor da mensagem. Conecte-se para comentar

Veja Mais