Os cineastas iranianos Jafar Panahi e Mohammad Rasoulof escreveram uma carta pedindo ao governo do Irã que pare de enriquecer urânio e de hostilidades com Israel. Eles afirmam que a guerra e o enriquecimento de urânio não ajudam o povo iraniano e pedem o fim imediato dos ataques aéreos que têm causado mortes de civis em Teerã. Panahi expressou sua dor e impotência nas redes sociais, ressaltando que a situação é insustentável e que o futuro da nação não deve ser controlado por interesses políticos. As tensões entre Irã e Israel aumentaram nas últimas décadas, com Israel acusando o Irã de desenvolver um programa nuclear e justificando ataques como medidas de segurança.
Os cineastas iranianos Jafar Panahi e Mohammad Rasoulof publicaram uma carta pedindo ao governo do Irã que interrompa o enriquecimento de urânio e as hostilidades com Israel. A manifestação ocorre em meio a um contexto de crescente tensão entre os dois países, marcada por ataques aéreos que resultaram em mortes de civis em Teerã.
Na carta, os diretores exigem a paralisação imediata das hostilidades militares e dos ataques à infraestrutura vital em ambos os países. Eles afirmam que a continuidade do enriquecimento de urânio e a guerra não beneficiam o povo iraniano nem a humanidade. “O enriquecimento de urânio não é de forma alguma do interesse do povo iraniano”, destacam.
Panahi, em suas redes sociais, expressou a dor e a impotência diante do sofrimento causado pelo conflito. Ele enfatizou que a situação é insustentável e que o destino da nação não deve ser refém de interesses geopolíticos. O cineasta ressaltou a responsabilidade de relatar a verdade às futuras gerações.
As tensões entre Irã e Israel se intensificaram nas últimas décadas, com o primeiro sendo acusado por Israel de desenvolver um programa nuclear. O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, justificou ataques aéreos em Teerã como medidas de segurança nacional, resultando em um ciclo de violência que já dura dias.
Entre na conversa da comunidade