O Irã anunciou que vai continuar as negociações indiretas com os Estados Unidos sobre seu programa nuclear, com a mediação de Omã. Essa decisão veio após uma reunião importante entre os dois países, a primeira em anos. O Irã deixou claro que o único assunto a ser tratado será o nuclear. A Casa Branca considerou as conversas “muito positivas e construtivas”. Embora o presidente dos EUA, Donald Trump, tenha sugerido negociações diretas, o Irã preferiu manter o formato indireto. O chefe da diplomacia iraniana, Abás Araqchi, não se encontrou diretamente com o enviado dos EUA, Steve Witkoff, mas eles conversaram brevemente. O objetivo das negociações é impedir que o Irã desenvolva armas nucleares, enquanto o país busca o fim das sanções econômicas que o afetam. As partes concordaram em continuar as negociações no próximo sábado. O formato das conversas envolve os americanos em uma sala e os iranianos em outra, com o chanceler de Omã, Badr al-Busaidi, atuando como mensageiro entre os dois lados.
O Irã anunciou que continuará as negociações indiretas com os Estados Unidos sobre seu programa nuclear, mediadas por Omã. A declaração foi feita após uma reunião de alto nível entre os países, a primeira em anos. O regime iraniano destacou que o único tema a ser discutido será o nuclear.
As conversas foram descritas pela Casa Branca como “muito positivas e construtivas”. O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, havia sugerido negociações diretas, mas o Irã optou por manter o formato indireto. O chefe da diplomacia iraniana, Abás Araqchi, não se encontrou diretamente com o enviado dos EUA, Steve Witkoff, mas ambos conversaram brevemente.
O objetivo das negociações é evitar que o Irã desenvolva armas nucleares, enquanto Teerã busca o fim das sanções econômicas que afetam sua economia. As reuniões visam a conclusão de um novo pacto, após o Irã ter deixado de cumprir compromissos do acordo de 2015, que limitava seu programa nuclear.
As partes concordaram em dar continuidade às negociações no próximo sábado, dia dezenove. O formato das conversas envolve o time americano em uma sala e o iraniano em outra, com o chanceler de Omã, Badr al-Busaidi, atuando como mensageiro entre os dois lados.
Entre na conversa da comunidade