Em Alta Copa do Mundo NotíciasFutebol_POLÍTICA_Brasileconomia

Converse com o Telinha

Telinha
Oi! Posso responder perguntas apenas com base nesta matéria. O que você quer saber?

Três americanos condenados por tentativa de golpe na República Democrática do Congo são repatriados para os EUA

Três americanos, condenados à morte por um golpe na República Democrática do Congo, foram repatriados para os EUA após comutação das penas. A transferência, parte de um esforço para fortalecer a cooperação judicial entre os países, ocorre em meio a negociações sobre exploração mineral na região.

0:00
Carregando...
0:00

Três americanos que foram condenados à morte na República Democrática do Congo por tentarem derrubar o governo foram trazidos de volta para os Estados Unidos para cumprir suas penas. As sentenças de morte foram mudadas para prisão perpétua recentemente. Os condenados são Marcel Malanga Malu, Tylor Thomson e Zalman Polun Benjamin. A porta-voz do Departamento de Estado dos EUA, Tammy Bruce, confirmou que eles estão agora sob custódia americana.

A transferência dos prisioneiros faz parte de um esforço para melhorar a cooperação judicial entre os EUA e a RDC. O governo congolês disse que essa ação é uma maneira de fortalecer a diplomacia e a colaboração em questões de justiça e direitos humanos. Além disso, a repatriação está ligada a negociações sobre a exploração de recursos minerais na RDC, que possui grandes reservas de coltan e cobalto.

Os três americanos foram condenados em setembro do ano passado, junto com mais 37 pessoas, por crimes como conspiração e terrorismo, após um ataque ao palácio presidencial. Esse ataque resultou na morte de pelo menos seis pessoas, incluindo o líder do golpe, Christian Malanga, que era pai de um dos condenados. A decisão de repatriá-los foi recomendada pelo Ministério da Justiça da RDC e pode facilitar um acordo entre os EUA e a RDC para investimentos no setor mineral. Recentemente, assessores do governo dos EUA visitaram a RDC para discutir segurança e desenvolvimento econômico na região.

Três americanos, condenados à morte por um tribunal militar na República Democrática do Congo (RDC) por envolvimento em um golpe frustrado, foram repatriados para os Estados Unidos para cumprir suas penas. As sentenças, que inicialmente eram de morte, foram comutadas para prisão perpétua na semana passada. A porta-voz do Departamento de Estado dos EUA, Tammy Bruce, confirmou que os condenados estão “sob nossa custódia”.

A transferência dos três, identificados como Marcel Malanga Malu, Tylor Thomson e Zalman Polun Benjamin, ocorreu em meio a esforços para fortalecer a cooperação judicial entre os dois países. O governo da RDC afirmou que essa ação faz parte de uma dinâmica de “fortalecimento da diplomacia judicial e da cooperação internacional em questões de justiça e direitos humanos”. A repatriação também se alinha a negociações sobre a exploração mineral na RDC, rica em recursos como coltan e cobalto.

Os americanos foram condenados em setembro do ano passado, juntamente com mais 37 pessoas, por crimes como conspiração criminosa e terrorismo, após um ataque ao palácio presidencial e à residência de um aliado do presidente Félix Tshisekedi. O ataque resultou na morte de pelo menos seis pessoas, incluindo o suposto líder do golpe, Christian Malanga, pai de um dos condenados.

A decisão de repatriar os condenados foi recomendada pelo Ministério da Justiça da RDC e visa facilitar um possível acordo de parceria entre os EUA e a RDC, que poderia envolver investimentos significativos no setor mineral. A visita de assessores do governo dos EUA à RDC na semana passada reforçou as discussões sobre segurança e desenvolvimento econômico na região.

Relacionados:

Comentários 0

Entre na conversa da comunidade

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela; a responsabilidade é do autor da mensagem. Conecte-se para comentar

Veja Mais