Em Alta Copa do Mundo NotíciasFutebol_POLÍTICA_Brasileconomia

Converse com o Telinha

Telinha
Oi! Posso responder perguntas apenas com base nesta matéria. O que você quer saber?

MEC reconhece iniciativas que fortalecem a alimentação escolar no Brasil

Prêmio PNAE 2026 reconhece iniciativas que fortalecem a alimentação escolar, premiando 55 receitas e ampliando o apoio à agricultura familiar

alimentação escolar no país
0:00
Carregando...
0:00
  • MEC, por meio do FNDE, realizou o Prêmio PNAE 2026 no Centro Internacional de Convenções do Brasil, em Brasília, em 23 de junho, para reconhecer iniciativas que fortalecem o Programa Nacional de Alimentação Escolar.
  • O evento reuniu aproximadamente mil pessoas, incluindo gestores, nutricionistas, merendeiras, agricultores familiares e representantes da comunidade escolar, com homenagens a ações de educação alimentar e participação social.
  • A primeira-dama Janja Lula da Silva participou remotamente, lembrando o Brasil como líder na alimentação escolar e enfatizando o papel do programa na saúde, educação e inclusão.
  • Ao todo, foram premiadas cinquenta e cinco receitas, com cada merendeira vencedora recebendo cinco mil reais e as escolas premiadas recebendo oito mil reais para infraestrutura das cozinhas.
  • A Jornada de Educação Alimentar e Nutricional mobilizou 2.838 escolas, com 817 concluindo todas as etapas; vinte experiências foram selecionadas para receber dez mil reais cada uma.

O Ministério da Educação (MEC), via o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), realizou o Prêmio PNAE 2026 nesta terça-feira, 23 de junho, no Centro Internacional de Convenções do Brasil, em Brasília (DF). A cerimônia reconheceu ações que fortalecem o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e ampliam o acesso a refeições de qualidade.

O evento reuniu cerca de mil pessoas, entre gestores, nutricionistas, merendeiras, agricultores familiares e representantes da comunidade escolar. A programação contemplou premiações, homenagens e discussões sobre educação alimentar, participação social e agricultura familiar.

A primeira-dama Janja Lula da Silva participou remotamente, destacando o papel do Brasil na alimentação escolar. O MEC ressaltou o papel estratégico do PNAE para aprendizagem, saúde e inclusão social, afirmando que o programa impacta milhões de estudantes.

A presidente do FNDE enfatizou avanços recentes do PNAE, ligados à segurança alimentar e à gestão participativa. Ela lembrou que a retomada de espaços de participação social ocorreu em 2023, fortalecendo o diálogo com a sociedade.

Premiações

55 receitas foram premiadas em todo o país, reconhecendo merendeiras, merendeiros e nutricionistas. Cada vencedora recebeu R$ 5 mil, e as escolas contempladas ficaram com R$ 8 mil para equipamentos e melhorias.

O Prêmio incluiu painéis sobre combate à má nutrição e educação nutricional, além de discutir desafios futuros do sistema de alimentação escolar. O objetivo é ampliar o impacto do PNAE nas escolas públicas.

Jornada de Educação Alimentar e Nutricional

O evento destacou a Jornada de EAN, que incentiva atividades educativas em todas as escolas públicas para promover hábitos saudáveis. A edição mobilizou 2.838 instituições, com 817 concluindo as etapas.

Ao todo, 20 experiências foram selecionadas na Jornada e receberão R$ 10 mil cada, fortalecendo ações de educação alimentar nas redes de ensino.

Comentários 0

Entre na conversa da comunidade

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela; a responsabilidade é do autor da mensagem. Conecte-se para comentar

Veja Mais