Em Alta Copa do Mundo NotíciasFutebol_POLÍTICA_Brasileconomia

Converse com o Telinha

Telinha
Oi! Posso responder perguntas apenas com base nesta matéria. O que você quer saber?

MEC discute abordagens intersetoriais do CadÚnico no Pé-de-Meia

Brasília recebe encontro sobre abordagens intersetoriais do CadÚnico e do Pé-de-Meia, com foco em permanência escolar e apoio a jovens vulneráveis

Foto: Késia Louzeiro/MDS
0:00
Carregando...
0:00
  • Ministério da Educação participa, de 2 a 6 de março, em Brasília, do 17º Encontro das Coordenações do Cadastro Único, da Vigilância Socioassistencial e do Programa Bolsa Família.
  • O evento é realizado pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome e reúne representantes de estados, metrópoles e capitais para tratar de gestão do CadÚnico, Vigilância Socioassistencial, Bolsa Família e Pé-de-Meia.
  • A diretora Marisa Costa, da Secretaria de Educação Básica, destacou que o Pé-de-Meia usa o CadÚnico para chegar a quem mais precisa, especialmente juventudes vulneráveis, citando que em 2023 cerca de 42% dos jovens abandonavam a escola por necessidade de trabalhar ou cuidar de casa.
  • O encontro marca a reconstrução do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e celebra entregas até o final de 2025, além de discutir desafios e prioridades para 2026.
  • Como destaque, será celebrado os 25 anos do Cadastro Único, com atividades sobre cadastro em domicílio, cadastramento diferenciado e monitoramento de indicadores, com participação de mais de 60 representantes estaduais e 74 coordenadores municipais.

O Ministério da Educação (MEC) participa, de 2 a 6 de março, em Brasília, do 17º Encontro das Coordenações Estaduais do Cadastro Único, da Vigilância Socioassistencial e do Programa Bolsa Família. O evento é promovido pela Secretaria de Avaliação, Gestão da Informação e Cadastro Único do MDS e reúne representantes de estados, metrópoles e capitais. O objetivo é alinhar ações sobre o CadÚnico, a Vigilância Socioassistencial, o Bolsa Família e o Pé-de-Meia.

A diretora de Incentivos a Estudantes da Educação Básica, Marisa Costa, destacou o CadÚnico como base para o Pé-de-Meia, apresentando dados de 2023. Segundo ela, cerca de 42% dos jovens abandonavam a escola por necessidade de trabalhar ou assumir responsabilidades domésticas. O programa atua para prevenir evasão desde os primeiros sinais de infrequência, com foco em juventudes vulneráveis.

Após três anos da reconstrução do SUAS, o encontro também celebra entregas realizadas até o fim de 2025 e debate desafios para 2026. A programação inclui atividades para fortalecer a gestão intersetorial entre educação, assistência social e outros setores, com metas de continuidade e consolidação do sistema.

Destaques do encontro

O evento traz a celebração dos 25 anos do Cadastro Único, com ações como o Dia Nacional de Mobilização do Cadastro Único – Cadastro em Ação. Serão oficinas, rodas de conversa e mesas-redondas sobre cadastro em domicílio, cadastramento diferenciado e monitoramento de indicadores do Plano de Apoio Técnico.

Ao todo, participam mais de 60 representantes estaduais do CadÚnico, da Vigilância Socioassistencial e do Bolsa Família, além de 74 coordenadores municipais das metrópoles e capitais. Técnicos das secretarias do MEC e de outros ministérios também integram o encontro.

Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da SEB

Comentários 0

Entre na conversa da comunidade

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela; a responsabilidade é do autor da mensagem. Conecte-se para comentar

Veja Mais