Em Alta Copa do Mundo NotíciasFutebol_POLÍTICA_Brasileconomia

Converse com o Telinha

Telinha
Oi! Posso responder perguntas apenas com base nesta matéria. O que você quer saber?

Lula defende educação de gênero frente ao aumento dos feminicídios

Lula defende educação com perspectiva de gênero diante recorde de feminicídios; pacto nacional prevê atuação coordenada dos Três Poderes e medidas protetivas mais rápidas

O presidente Lula (PT). Foto: Sergio Lima/AFP
0:00
Carregando...
0:00
  • Lula defende educação com perspectiva de gênero na Educação Básica e no Ensino Superior, citando a necessidade de abordar o tema desde a creche até a universidade, durante evento em Salvador.
  • O presidente disse que crianças e jovens devem receber a mensagem de que não são donos das mulheres, reforçando a presença desse tema nos currículos.
  • Governos federal, Congresso Nacional e Judiciário lançaram campanha contra o feminicídio; em 2025, o Brasil teve o maior número da série histórica, com 1.470 vítimas, cerca de quatro por dia.
  • Na semana passada, foi apresentado o Pacto Nacional Brasil contra o Feminicídio, com atuação coordenada entre os três Poderes para prevenir a violência, acelerar medidas protetivas e punir agressores.
  • O compromisso inclui ações do Ministério das Mulheres e a publicização das metas no enfrentamento ao feminicídio.

O presidente Lula defendeu a educação com perspectiva de gênero na Educação Básica e no Ensino Superior diante do aumento dos feminicídios no País. A fala ocorreu neste sábado, durante a comemoração dos 46 anos do PT, em Salvador, com a presença do ministro da Educação, Camilo Santana.

Ele afirmou que, desde a creche até a universidade, é preciso dizer aos meninos que não são donos das mulheres, defendendo que a abordagem permaneça nos currículos. A declaração marcou o foco do governo na temática nas redes de ensino.

Na mesma ocasião, o governo federal destacou ações de conscientização contra a violência e a necessidade de engajar homens no enfrentamento do problema. Dados parciais do Ministério da Justiça apontam recorde de feminicídios em 2025, com 1.470 vítimas registradas.

Pacto Nacional contra o Feminicídio

Na quarta-feira, governo, Congresso Nacional e Poder Judiciário lançaram o Pacto Nacional Brasil contra o Feminicídio. A iniciativa prevê atuação coordenada entre os Três Poderes para prevenir a violência contra meninas e mulheres. Etiquetas do acordo incluem maior celeridade em medidas protetivas e punição aos agressores.

O pacto também prevê a publicização de metas e o fortalecimento de ações do Ministério das Mulheres. A proposta busca ampliar a visibilidade das ações e acelerar respostas institucionais para casos de violência.

Comentários 0

Entre na conversa da comunidade

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela; a responsabilidade é do autor da mensagem. Conecte-se para comentar

Veja Mais