Em Alta Copa do Mundo NotíciasFutebol_POLÍTICA_Brasileconomia

Converse com o Telinha

Telinha
Oi! Posso responder perguntas apenas com base nesta matéria. O que você quer saber?

França planeja proibir redes sociais para menores de 15 anos

França propõe proibir redes sociais para menores de 15 anos a partir de setembro de 2026; Parlamento debaterá em janeiro, com proposta adicional sobre celulares em escolas

Imagem ilustrativa: Carlos Mamani/AFP
0:00
Carregando...
0:00
  • França propõe proibir redes sociais para menores de quinze anos a partir de setembro de dois mil vinte e seis.
  • O projeto tem apoio do presidente Emmanuel Macron e prevê debates no parlamento em janeiro.
  • A ideia sustenta que o uso excessivo de telas pode trazer riscos, como conteúdo inadequado, assédio digital e alterações no sono.
  • O texto tem dois artigos: um torna ilegal oferecer serviço de rede social a menor de quinze anos; o outro prevê a proibição do uso de celulares em escolas de ensino médio.
  • A normativa vigente desde dois mil dezoito proíbe celulares em pré-escolas e no ensino médio, mas a aplicação tem sido irregular; o Senado já apoiou medida semelhante e a proposta segue para a Assembleia Nacional.

A França propõe proibir redes sociais para menores de 15 anos a partir de setembro de 2026, iniciativa apoiada pelo presidente Emmanuel Macron. O projeto de lei chegou ao conhecimento da imprensa via AFP e aguarda debates no Parlamento em janeiro. A ideia envolve dois artigos: impedir plataformas de oferecer serviços a menores de 15 e banir o uso de celulares em escolas.

A proposta argumenta que o uso excessivo de telas entre adolescentes traz riscos à saúde e ao bem-estar, incluindo exposição a conteúdo inadequado, assédio digital e alterações no sono. O governo afirma que a medida visa proteção infantil, com base em estudos e relatórios citados no texto.

O Senado já havia apoiado, no começo do mês, uma iniciativa semelhante para restringir o acesso às redes por adolescentes entre 13 e 16 anos, exigindo autorização dos responsáveis. O texto foi encaminhado à Assembleia Nacional para votação e possível sanção.

Segundo o projeto, o primeiro artigo torna ilegal a prestação de serviços de rede social a menores de 15 anos por plataformas online. O segundo artigo propõe proibir o uso de celulares em escolas do ensino médio. A evolução legislativa depende de tramitação parlamentar, com debates programados para o próximo mês.

Comentários 0

Entre na conversa da comunidade

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela; a responsabilidade é do autor da mensagem. Conecte-se para comentar

Veja Mais