- A Escola Maria Nascimento Giacomazzi, em Estação (RS), reabriu suas portas em 17 de julho, uma semana após um ataque a faca que resultou na morte de uma criança e ferimentos em outras duas.
- O retorno foi focado em atividades lúdicas e apoio emocional, com a presença de psicólogos para ajudar alunos e familiares.
- A prefeitura local planejou o retorno com medidas de segurança, incluindo controle de acesso e a presença de policiais do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd).
- O ataque ocorreu em 8 de julho, quando um adolescente de 16 anos feriu duas alunas e matou uma criança. O autor do crime foi apreendido e responderá por homicídio e tentativas de homicídio.
- A direção da escola organizou rodas de conversa com pais e representantes do Ministério da Educação e da Promotoria de Passo Fundo para discutir o retorno.
Uma semana após o trágico ataque a faca na Escola Maria Nascimento Giacomazzi, em Estação (RS), que resultou na morte de uma criança de 9 anos e ferimentos em outras duas alunas, a instituição reabriu suas portas nesta quinta-feira, 17. O retorno foi marcado por um enfoque em atividades lúdicas e apoio emocional, com a presença de psicólogos para auxiliar alunos e familiares.
A prefeitura local enfatizou que o retorno foi planejado com responsabilidade e carinho, visando proporcionar um ambiente acolhedor e seguro. Para garantir a segurança dos estudantes, foram implementadas novas medidas de controle de acesso, incluindo a exigência de identificação e agendamento prévio para visitantes. Além disso, a segurança foi reforçada com a presença de policiais do Proerd, com pelo menos dois agentes em cada escola.
As aulas na Escola Maria Nascimento Giacomazzi foram suspensas após o ataque, que ocorreu no dia 8 de julho, quando um adolescente de 16 anos entrou armado com um facão e feriu duas alunas de 8 anos, além de matar Vitor André Kungel Gambirazi. O jovem, que é paciente psiquiátrico, foi apreendido e responderá por homicídio e tentativas de homicídio.
Na preparação para o retorno, a direção da escola e a Secretaria Municipal de Educação organizaram rodas de conversa com pais e responsáveis, contando com a participação de representantes do Ministério da Educação e da Promotoria de Passo Fundo. A Polícia Civil concluiu a investigação do caso, e o inquérito foi enviado ao Ministério Público.
Entre na conversa da comunidade