- O governo de São Paulo entregou o primeiro trem da Linha 6-Laranja do Metrô em 10 de agosto.
- A linha conectará a Brasilândia, na zona norte, ao centro da capital e terá 15 estações ao longo de 15,3 quilômetros.
- Os trens têm capacidade para 2.044 passageiros e atenderão mais de 630 mil usuários por dia.
- A inauguração parcial está prevista para o final de 2026, com o trecho entre Brasilândia e Perdizes.
- A linha integrará com outras três linhas do Metrô e da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM).
O governo de São Paulo entregou, nesta quinta-feira, 10, o primeiro trem da Linha 6-Laranja do Metrô, que conectará a Brasilândia, na zona norte, ao centro da capital. A cerimônia ocorreu no Pátio Morro Grande e marca um avanço significativo no projeto de mobilidade urbana.
Com 22 composições de seis carros cada, os trens têm capacidade para 2.044 passageiros e prometem atender mais de 630 mil usuários por dia. Os novos trens, fabricados em aço inoxidável, são mais leves e podem atingir velocidades de até 90 km/h, com uma durabilidade estimada em mais de 40 anos.
Detalhes da Linha 6-Laranja
A Linha 6-Laranja terá 15 estações ao longo de 15,3 km de extensão. A previsão é que a inauguração parcial ocorra até o final de 2026, abrangendo o trecho entre Brasilândia e Perdizes. O restante do percurso até a Estação São Joaquim está programado para ser concluído em 2027. O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) afirmou que não há atrasos e que os prazos estão sendo cumpridos.
Atualmente, 19 km de trilhos já foram instalados, e as estações de Perdizes, Água Branca e Santa Marina estão entre as mais avançadas. A linha também fará integração com outras três importantes linhas do sistema de transporte: a Linha 1-Azul na Estação São Joaquim, a Linha 4-Amarela na Estação Higienópolis-Mackenzie e a Linha 7-Rubi da CPTM na Estação Água Branca.
Impacto na Mobilidade
A nova linha é parte de um esforço maior para melhorar a mobilidade na capital paulista, facilitando o deslocamento entre a zona norte e o centro. Com a entrega do primeiro trem, o governo paulista reafirma seu compromisso com a modernização do transporte público e a redução do tempo de viagem para os cidadãos.
Entre na conversa da comunidade