Em Alta Copa do Mundo NotíciasFutebol_POLÍTICA_Brasileconomia

Converse com o Telinha

Telinha
Oi! Posso responder perguntas apenas com base nesta matéria. O que você quer saber?

Governo propõe dividir R$ 3 bilhões com estados para reduzir ICMS do diesel

Governo propõe dividir custo de 3 bilhões com estados para reduzir ICMS do diesel; medida temporária até 31 de maio, com metade custeada pela União

Detalhe de bomba de diesel em posto de combustível
0:00
Carregando...
0:00
  • Governo propõe dividir 50% do custo fiscal da redução temporária do ICMS sobre a importação de diesel entre União e estados, se os governadores aceitarem.
  • Estima-se que o impacto seja de R$ 1,5 bilhão por mês para os estados e de R$ 1,5 bilhão por mês para a União, com prazo inicial até 31 de maio.
  • A proposta foi apresentada em reunião do Confaz; novo debate está previsto para 27 de março.
  • Medidas anunciadas na semana anterior incluem zerar a cobrança federal sobre importação e venda de diesel e criar uma subvenção de R$ 30 bilhões; a compensação viria por aumento da cobrança de exportação de petróleo.
  • Foi aprovado acordo entre 21 estados e a ANP para disponibilizar notas fiscais de venda de combustíveis em tempo real; seis estados ainda não assinaram (São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Amazonas, Mato Grosso e Alagoas).

O governo federal propôs, em reunião do Confaz, que governadores reduzam temporariamente o ICMS sobre a importação do diesel para mitigar a alta de preços causada pela crise no Irã. A proposta prevê apoio fiscal de 50% do custo aos estados.

Segundo o secretário-executivo do Ministério da Fazenda, Dario Durigan, o corte seria temporário, com prazo inicial até 31 de maio, permitindo nova avaliação sobre os impactos da guerra no Irã.

A estimativa é de um custo de cerca de R$ 1,5 bilhão por mês para os Estados e igual montante para o governo federal, caso haja adesão dos governadores. O tema será reeditado em 27 de março.

Durigan afirmou que a população deve ser protegida dentro das regras e governanças das empresas públicas, para mitigar o aumento dos combustíveis. O objetivo é reduzir o peso sobre o consumidor.

Detalhes da Proposta

A medida busca conter impactos da alta do petróleo, complementando anúncios já feitos pela União na semana passada, como a isenção da cobrança federal sobre importação e venda de diesel e uma subvenção de até R$ 30 bilhões neste ano.

O governo também informou que os estados se comprometeram a enviar à Receita Federal listas de devedores contumazes de tributos estaduais, para ampliar a fiscalização conjunta contra sonegação.

Avanços em Fiscalização

Foi aprovado acordo entre 21 estados e a ANP para disponibilizar, em tempo real, as notas fiscais de venda de combustíveis, facilitando a fiscalização. Ainda não assinaram o acordo: São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Amazonas, Mato Grosso e Alagoas.

Comentários 0

Entre na conversa da comunidade

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela; a responsabilidade é do autor da mensagem. Conecte-se para comentar

Veja Mais