Em Alta Copa do Mundo NotíciasFutebol_POLÍTICA_Brasileconomia

Converse com o Telinha

Telinha
Oi! Posso responder perguntas apenas com base nesta matéria. O que você quer saber?

Gigantes da tecnologia assinam pacto para evitar alta de energia em data centers

Sete gigantes da tecnologia assinam pacto para custear upgrades da rede elétrica e conter tarifas associadas a data centers, com negociações voluntárias com utilities

Trump summoned tech leaders to the White House on Wednesday, March 4, 2026 to sign pledges committing their companies to foot the electricity bill for energy-hungry data centers.
0:00
Carregando...
0:00
  • Sete gigantes tecnológicos – Google, Meta, Microsoft, Oracle, OpenAI, Amazon e xAI – assinaram a “ratepayer protection pledge” (proclamação de proteção ao ratepayer) junto ao presidente Donald Trump para evitar alta súbita de tarifas com data centers.
  • A proclamação afirma que as empresas vão construir, trazer ou comprar nova geração de energia e pagar por upgrades na infraestrutura de distribuição para atender à demanda, além de negociar, voluntariamente, acordos com concessionárias e governos estaduais.
  • Trump disse que as empresas devem usar sua infraestrutura para reabastecer redes locais em momentos de escassez e negociar tarifas separadas com concessionárias para pagar pelos impactos adicionais no sistema elétrico.
  • O movimento ocorre em meio a oposição crescente a data centers que consomem muita energia; estimativas do Departamento de Energia projetam demanda de energia para data centers que pode dobrar ou triplicar até 2028, enquanto contas de energia doméstica subiram 13% em 2025.
  • Detalhes adicionais: xAI planeja uma usina de 1,2 gigawatt para alimentar seu supercomputador, ampliar Megapack para Memphis e Southaven, e há preocupações legais de grupos como a NAACP sobre turbinas a gás temporárias em Tennessee e Mississippi; a Meta anunciou um programa piloto de treinamento de técnicos de fibra ótica em Ohio.

Leaders das sete grandes empresas de tecnologia, Google, Meta, Microsoft, Oracle, OpenAI, Amazon e xAI, reuniram-se com o presidente Donald Trump para assinar o compromisso de proteção aos rate payers, o Ratepayer Protection Pledge. O encontro ocorreu hoje e visa assegurar que, diante da expansão de centros de dados, as companhias arcariam com melhorias na rede elétrica para atender à demanda crescente, bem como com parte dos custos de expansão de infraestrutura de energia.

O acordo estabelece que as empresas vão financiar a expansão da rede e demais upgrades necessários, atuando voluntariamente em negociações com concessionárias e governos estaduais. O documento menciona que as companhias devem disponibilizar, quando possível, recursos de energia reserva para apoiar redes locais em momentos de escassez. A iniciativa surge em meio a críticas bipartidárias sobre o aumento das tarifas de energia impulsionado pela demanda de IA.

Segundo o governo, a assinatura envolve compromissos que refletem uma política nacional para enfrentar o crescimento da demanda de eletricidade. Ainda assim, fica a necessidade de acordos voluntários com utilities e autoridades estaduais para detalhar cronogramas e custos. O objetivo é mitigar o impacto tarifário sobre comunidades vizinhas aos centros de dados.

Contexto e desdobramentos

Dados oficiais apontam que as contas de energia doméstica subiram 13% em 2025, conforme relatório de uma ONG de defesa climática. A Agência de Energia dos EUA estima que a demanda de energia para centros de dados pode dobrar ou triplicar até 2028, elevando a pressão sobre as redes.

O texto do proclamation ressalta que as empresas aceitam os termos do pacto e que os compromissos obedecem à política energética nacional. Além disso, as companhias devem negociar estruturas tarifárias separadas com as utilities para assegurar remuneração justa pela pressão adicional gerada pela infraestrutura de IA.

Gwynne Shotwell, presidente e COO da SpaceX, citada pela própria empresa, informou que a xAI planeja uma usina de 1,2 gigawatt como fonte principal de energia para o supercomputador. A SpaceX também planeja ampliar instalações de geração para suportar novos data centers, incluindo projetos em Memphis (Tennessee) e Southaven (Mississippi). A iniciativa ocorre em meio a controvérsias ambientais envolvendo turbinas a gás temporárias em Tennessee e Mississippi.

A comitiva também destacou o compromisso de compartilhar capacidade de energia reserva com a rede local em períodos de necessidade. Houve menção de medidas para reduzir o consumo de energia durante picos de demanda, como em dias de frio extremo ou calor intenso, com estratégias de uso mais eficiente de energia.

O acordo inclui ainda ações de capacitação local, com a Meta anunciando um programa piloto em Ohio para treinar técnicos de fibra óptica, incluindo participantes presentes no evento. A atuação local é apresentada como parte de um esforço de integração comunitária ligado às construções de data centers.

Comentários 0

Entre na conversa da comunidade

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela; a responsabilidade é do autor da mensagem. Conecte-se para comentar

Veja Mais