Em Alta Copa do Mundo NotíciasFutebol_POLÍTICA_Brasileconomia

Converse com o Telinha

Telinha
Oi! Posso responder perguntas apenas com base nesta matéria. O que você quer saber?

Saídas de exchanges iranianas sobem 700% com alerta de sanções a USDT

Saídas na Nobitex sobem 700% para quase US$ 3 milhões após ataques, indicando fuga de capitais para exchanges no exterior; EUA suspendem pares USDT

Photo
0:00
Carregando...
0:00
  • Nobitex registrou saída de ativos equivalente a 700% em 48 horas após os ataques militares, chegando a quase $3 million.
  • As plataformas suspenderam pares de USDT/toman por ordem do banco central, bloqueando a liquidez.
  • Dados on‑chain indicam que 5,9% do volume está associado a atividades ilícitas ou sancionadas.
  • O volume nas bolsas iranianas caiu cerca de 80% entre 27 de fevereiro e 1º de março, devido a restrições de internet.
  • Os saques indicam fuga de capital para carteiras fora da plataforma, com risco de reduzir a liquidez doméstica.

O uso de criptomoedas como rota de capital foi observado de forma abrupta no Irã, após ataques militares dos EUA e de Israel. Segundo a Elliptic, as saídas líquidas da Nobitex, a maior casa de câmbio local, triplicaram, chegando a 700% nos 48 horas seguintes aos ataques. A movimentação ocorreu enquanto o mercado reagia ao choque geopolítico.

Os dados indicam que os usuários transferiram ativos para exchanges no exterior, com saídas que sinalizam fuga de capital que pode driblar o sistema bancário doméstico. Em meio a restrições de internet, houve queda expressiva nas negociações locais, agravando a percepção de estresse no mercado.

A Nobitex lidera o volume de saídas, com picos de 700% após o início dos ataques. Paralelamente, o Banco Central ordenou a suspensão temporária de negociações do par USDT/toman, congelando a liquidez de uma ponte-chave para dólares no país. Outras plataformas também tiveram restrições nesse instrumento.

On-chain data aponta que 5,9% do volume registrado passa a estar ligado a atividades ilícitas ou sancionadas, segundo a Elliptic. A depender da aplicação de sanções globais, o uso do USDT pode ficar mais restrito, elevando o risco de descolamento entre liquidez doméstica e pools globais.

As implicações apontam para um possível isolamento de liquidez no ecossistema local caso as sanções se fortifiquem ou se a conectividade com plataformas internacionais permaneça restrita. Traders locais adotaram alternativas fora do sistema tradicional para manter acesso a ativos digitais.

Interessados em cenário macro observam que, em caso de novo agravamento, o preço do petróleo, influenciando o rial, pode intensificar a fuga para crypto. Por outro lado, se as restrições caírem e as paridades voltarem, o mercado pode retornar ao padrão de contenção de risco visto anteriormente.

Comentários 0

Entre na conversa da comunidade

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela; a responsabilidade é do autor da mensagem. Conecte-se para comentar

Veja Mais