Em Alta Copa do Mundo NotíciasFutebol_POLÍTICA_Brasileconomia

Converse com o Telinha

Telinha
Oi! Posso responder perguntas apenas com base nesta matéria. O que você quer saber?

X recorre da multa de 142 milhões de dólares pela UE

UE mantém sanção por selo azul; X recorre de multa de 120 milhões de euros sob a Lei de Serviços Digitais, alegando erro processual

O empresário Elon Musk. Foto: Allison Robbert/AFP
0:00
Carregando...
0:00
  • A rede social X recorreu da multa de 120 milhões de euros (≈ 741 milhões de reais) imposta pela União Europeia em dezembro por violar a Lei de Serviços Digitais.
  • A UE puniu o X por enganar usuários com o selo de verificação azul e por não ser transparente em publicidade e no acesso a dados internos.
  • A sanção foi a primeira sob a Lei de Serviços Digitais, criada para combater conteúdos ilegais e perigosos online.
  • A X afirmou que a decisão resulta de investigação incompleta, erros de procedimento e violações do devido processo.
  • A UE informou que defenderá a decisão no tribunal, e há novas investigações abertas em janeiro sobre imagens geradas pelo Grok, o assistente de IA da plataforma, envolvendo menores e mulheres nuas.

A rede social X, de Elon Musk, recorreu da multa de 120 milhões de euros imposta pela União Europeia. A sanção foi anunciada pela empresa em sexta-feira, 20, e refere-se a infrações notificadas em julho de 2024 sobre o sistema de selo de verificação azul.

A UE classificou como grave a prática de enganar usuários com o selo azul, criado para certificar fontes de informação. Também apontou falta de transparência em publicidade e o não fornecimento de dados internos a investigadores credenciados.

X afirmou que a decisão resulta de uma investigação incompleta, erros de procedimento e interpretação inadequada das obrigações da DSA. A empresa também citou violações dos direitos de defesa durante o processo.

A Comissão Europeia informou à agência de notícias sobre o recebimento do recurso apresentado pela plataforma e manteve a postura de defender a decisão nos tribunais. A UE já havia sinalizado resistência à prática.

Antes da aquisição por Musk, a plataforma permitia verificação de identidade para conceder o selo azul. Após a compra e a mudança para o nome X, o selo passou a ficar disponível apenas a assinantes pagantes, segundo a UE, o que poderia induzir ao erro.

No mesmo caso, o regulador europeu investiga ainda o X por possíveis conteúdos ilegais e manipulação de informação na plataforma. A investigação sobre imagens geradas por inteligência artificial permanece em curso.

A primeira etapa da fiscalização, encerrada com a sanção, havia ficado estagnada desde 2024. Em janeiro, a UE abriu nova investigação envolvendo imagens de menores e de mulheres nuas geradas pelo Grok, o assistente de IA da X.

Comentários 0

Entre na conversa da comunidade

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela; a responsabilidade é do autor da mensagem. Conecte-se para comentar

Veja Mais