- Déficit primário de R$ 14,4 bilhões nas contas do setor público em novembro, segundo o Banco Central.
- Rombo das estatais ficou em R$ 2,9 bilhões no mês de novembro.
- No acumulo de onze meses, déficit primário soma R$ 61,3 bilhões, com rombo das estatais de R$ 10,3 bilhões.
- Em relação a novembro do ano passado, houve piora: o déficit foi de R$ 6,6 bilhões.
- Desempenho mensal por segmento: governo federal teve déficit de R$ 16,9 bilhões; estados e municípios, superavit de R$ 5,3 bilhões; estatais, déficit de R$ 2,9 bilhões.
As contas do setor público consolidado registraram déficit primário de R$ 14,4 bilhões em novembro, conforme divulgação do Banco Central (BC). O resultado mostra deterioração ante o mesmo mês de 2023, quando houve rombo de R$ 6,6 bilhões. O déficit não considera o pagamento de juros da dívida.
O BC informa que o déficit de novembro envolve governo federal, estados, municípios e empresas estatais. Em outubro, o quadro já indicava déficit de R$ 16,9 bilhões para o governo federal, enquanto estados e municípios tiveram superávit de R$ 5,3 bilhões e as estatais tiveram déficit de R$ 2,9 bilhões.
Parcial do mês e do ano
No acumulado de janeiro a novembro, o déficit primário do setor público ficou em R$ 61,3 bilhões. Desse total, as estatais contribuíram com um rombo de R$ 10,3 bilhões. No mesmo período de 2024, o resultado foi pior, com déficit de R$ 63,3 bilhões.
Para as estatais, o desempenho negativo é puxado pelas empresas federais, com déficit de R$ 6,3 bilhões no ano. Estatais estaduais tiveram déficit de R$ 3,7 bilhões, e municipais, de R$ 365 milhões. O quadro aponta melhora relativa em 2025 frente a anos anteriores, ainda que persista o déficit.
Entre na conversa da comunidade