Em Alta Copa do Mundo NotíciasFutebol_POLÍTICA_Brasileconomia

Converse com o Telinha

Telinha
Oi! Posso responder perguntas apenas com base nesta matéria. O que você quer saber?

Mineradoras brasileiras estimam perdas de US$ 1 bilhão com tarifas de Trump

Mineradoras brasileiras podem perder até US$ 1 bilhão com tarifas dos EUA, alertam especialistas. Diálogos com empresas norte-americanas são sugeridos.

As mineradoras brasileiras dependem dos fabricantes norte-americanos para equipamentos pesados, como escavadeiras e caminhões que podem transportar cargas de 100 toneladas (Foto: Reprodução)
0:00
Carregando...
0:00
  • A indústria de mineração brasileira enfrenta desafios devido à ameaça de tarifas recíprocas dos Estados Unidos.
  • O presidente do Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram), Raul Jungmann, alertou que isso pode custar até US$ 1 bilhão às mineradoras do Brasil.
  • As empresas brasileiras dependem de equipamentos pesados dos EUA, essenciais para suas operações.
  • Apesar de os Estados Unidos representarem apenas 3,5% das exportações brasileiras de minerais, a tecnologia norte-americana é crucial para o setor.
  • Jungmann sugeriu que as mineradoras iniciem conversas com empresas dos EUA para tentar evitar a imposição das tarifas.

A indústria de mineração brasileira enfrenta um cenário desafiador devido à possibilidade de tarifas recíprocas em resposta à ameaça do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de impor uma taxa de 50% sobre produtos importados a partir de 1º de agosto. Raul Jungmann, presidente do Ibram, alertou que essa medida poderia resultar em custos adicionais de até US$ 1 bilhão para as mineradoras do Brasil, que dependem fortemente de equipamentos pesados dos EUA.

As mineradoras brasileiras, que representam 85% da produção mineral do país, utilizam equipamentos como escavadeiras e caminhões de grandes capacidades, essenciais para suas operações. Jungmann destacou que, enquanto os EUA representam apenas 3,5% das exportações brasileiras de minerais, a dependência de tecnologia e maquinário norte-americano é crítica. Ele enfatizou que a retaliação e a reciprocidade são preocupações centrais para o setor.

Após uma reunião virtual com o vice-presidente Geraldo Alckmin, Jungmann sugeriu que executivos do setor considerem iniciar conversas com empresas norte-americanas. O objetivo é buscar um diálogo que possa levar o governo Trump a reconsiderar a imposição de tarifas, evitando assim um impacto econômico significativo nas mineradoras brasileiras. A situação continua a ser monitorada, à medida que o setor se prepara para possíveis desdobramentos.

Comentários 0

Entre na conversa da comunidade

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela; a responsabilidade é do autor da mensagem. Conecte-se para comentar

Veja Mais