Em Alta Copa do Mundo NotíciasFutebol_POLÍTICA_Brasileconomia

Converse com o Telinha

Telinha
Oi! Posso responder perguntas apenas com base nesta matéria. O que você quer saber?

Senado forma grupo com ex-ministros para negociar tarifas de Trump nos EUA

Comitiva do Senado busca negociar taxação de 50% sobre produtos brasileiros em Washington, entre 29 e 31 de outubro.

Marcos Pontes, ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, no Palácio do Planalto. (Foto: Jorge William/Agência O Globo)
0:00
Carregando...
0:00
  • O Senado brasileiro formou uma comitiva para negociar a redução da taxação de 50% sobre produtos do Brasil, imposta pelo ex-presidente Donald Trump.
  • A missão ocorrerá em Washington, entre os dias 29 e 31 de outubro.
  • A comitiva inclui senadores como Tereza Cristina, Marcos Pontes, Jacques Wagner, Esperidião Amin, Rogério Carvalho, Fernando Farias e Carlos Viana.
  • O deputado Eduardo Bolsonaro, atualmente licenciado nos Estados Unidos, pode se juntar ao grupo durante as negociações.
  • A estratégia é buscar um diálogo construtivo com os congressistas norte-americanos para minimizar os impactos da taxação na economia brasileira.

O Senado brasileiro formou uma comitiva para negociar a redução da taxação de 50% sobre produtos do Brasil, imposta pelo ex-presidente Donald Trump. A missão ocorrerá em Washington, entre os dias 29 e 31 de outubro.

A comitiva é composta por senadores como Tereza Cristina (PP-MS), ex-ministra da Agricultura, e Marcos Pontes (PL-SP), ex-ministro da Ciência e Tecnologia. Também fazem parte do grupo o líder do governo no Senado, Jacques Wagner (PT-BA), e os senadores Esperidião Amin (PP-SC), Rogério Carvalho (PT-SE), Fernando Farias (MDB-AL) e Carlos Viana (Podemos-MG). A criação da Comissão Temporária Externa para tratar das relações econômicas com os EUA foi aprovada recentemente pela Comissão de Relações Exteriores.

O deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), atualmente licenciado nos Estados Unidos, pode se juntar ao grupo durante a negociação. O ex-presidente Jair Bolsonaro defendeu que Eduardo permaneça fora do Brasil, mesmo após o término do prazo regimental para sua licença, que se encerra neste domingo. Caso retorne, ele pode enfrentar a cassação do mandato por faltas em sessões.

O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) comentou que a decisão sobre o retorno de Eduardo não precisa ser imediata, ressaltando que ele ainda pode faltar a sessões após o prazo. A estratégia da comitiva é buscar um diálogo construtivo com os congressistas norte-americanos para mitigar os impactos da taxação sobre a economia brasileira.

Comentários 0

Entre na conversa da comunidade

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela; a responsabilidade é do autor da mensagem. Conecte-se para comentar

Veja Mais