Em Alta Copa do Mundo NotíciasFutebol_POLÍTICA_Brasileconomia

Converse com o Telinha

Telinha
Oi! Posso responder perguntas apenas com base nesta matéria. O que você quer saber?

Brasil aguarda resposta dos EUA sobre negociações de tarifas comerciais

Brasil aguarda resposta dos EUA sobre tarifas de 50% enquanto Alckmin se reúne com setores afetados para alinhar estratégias.

O vice-presidente Geraldo Alckmin fala sobre tarifas de Trump após reunião com empresários (Foto: Brenno Carvalho/Agência O Globo)
0:00
Carregando...
0:00
  • O governo brasileiro, sob a liderança do presidente Lula, está em negociações com os Estados Unidos sobre a taxação de produtos americanos.
  • O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, aguarda respostas sobre cartas enviadas a Washington.
  • Alckmin tem realizado reuniões com setores impactados pelas tarifas de 50% impostas pelos EUA, buscando alinhar uma resposta do governo.
  • O governo já solicitou a reciprocidade econômica à Câmara de Comércio Exterior (Camex) e identificou os setores afetados.
  • A implementação das novas tarifas está prevista para 1º de agosto, mas Alckmin não descarta a possibilidade de prorrogação do prazo.

O governo brasileiro, sob a liderança do presidente Lula, está em negociações com os Estados Unidos para discutir a taxação de produtos americanos. O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, confirmou que o Brasil aguarda respostas sobre cartas enviadas a Washington, buscando abrir diálogo sobre as tarifas de 50% impostas pelos EUA.

Alckmin tem se reunido com representantes de setores impactados por essas tarifas, realizando encontros consecutivos para alinhar uma resposta do governo. “Estamos aguardando a resposta da carta que enviamos para os EUA,” afirmou o vice-presidente. As reuniões têm como objetivo reforçar a interlocução com a indústria e o comércio exterior, além de avaliar o impacto das tarifas sobre a competitividade brasileira.

Ações do Governo

O governo brasileiro já cumpriu etapas necessárias para solicitar a reciprocidade econômica à Camex (Câmara de Comércio Exterior). Isso inclui identificar as medidas unilaterais que prejudicam o Brasil e designar os setores afetados. Alckmin enfatizou a importância do diálogo com o setor privado, que expressou preocupações sobre uma possível guerra tarifária.

Durante os últimos dias, Alckmin se reuniu com empresários de diversas áreas, incluindo a indústria e o agronegócio. Ele também se encontrou com representantes de associações como a ABISEM e a ANIP, buscando alinhar estratégias para mitigar os efeitos das tarifas americanas. O governo publicou um decreto que regulamenta a Lei da Reciprocidade Econômica, ferramenta que pode ser utilizada para retaliar países que impõem barreiras aos produtos brasileiros.

Perspectivas Futuras

A implementação das novas tarifas está prevista para 1º de agosto, mas Alckmin não descartou a possibilidade de prorrogação do prazo. O governo busca equilibrar as demandas políticas e econômicas, enquanto Lula sugere a taxação de empresas digitais americanas, o que pode complicar ainda mais as negociações. As empresas americanas também estão atentas ao desenrolar das discussões, que permanecem em aberto.

Comentários 0

Entre na conversa da comunidade

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela; a responsabilidade é do autor da mensagem. Conecte-se para comentar

Veja Mais