Em Alta Copa do Mundo NotíciasFutebol_POLÍTICA_Brasileconomia

Converse com o Telinha

Telinha
Oi! Posso responder perguntas apenas com base nesta matéria. O que você quer saber?

Cidades médias ganham destaque em proposta de fortalecimento econômico regional

Clelio Campolina Diniz destaca a necessidade de planejamento eficaz para integrar o desenvolvimento urbano e regional no Brasil.

José Cruz (Foto: José Cruz)
0:00
Carregando...
0:00
  • Clelio Campolina Diniz, engenheiro e acadêmico, é o único de 11 irmãos a chegar à universidade.
  • Ele compartilhou reflexões sobre a integração do desenvolvimento urbano e regional, destacando a importância de um planejamento eficaz.
  • Diniz, que se formou na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), tem uma carreira marcada por publicações na área de economia regional e desenvolvimento econômico.
  • Atualmente, ele é professor emérito da UFMG e professor visitante na Universidade Federal da Bahia, focando em pesquisas sobre a economia brasileira.
  • Diniz defende um planejamento mais eficaz para integrar cidades e regiões, citando exemplos de desenvolvimento regional planejado, como a estruturação de Goiânia em relação a Brasília.

Clelio Campolina Diniz, engenheiro e acadêmico de 83 anos, é um exemplo de superação. Nascido em uma família de 11 irmãos na zona rural de Esmeraldas, Minas Gerais, foi o único a chegar à universidade. Recentemente, ele compartilhou suas reflexões sobre a integração do desenvolvimento urbano e regional, enfatizando a necessidade de um planejamento eficaz.

Diniz, que se formou em engenharia na UFMG, teve uma carreira notável, passando por instituições renomadas como a Unicamp e Oxford. Ele se destacou em áreas como economia regional e desenvolvimento econômico, publicando mais de 200 artigos científicos. Sua pesquisa atual foca na economia brasileira, abordando a desconcentração industrial e a relação entre cidades e territórios.

Durante sua passagem como reitor da UFMG, Diniz promoveu a internacionalização da universidade e criou centros de estudos sobre diversas regiões do mundo. Ele também atuou como ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, onde idealizou o programa Plataformas do Conhecimento, que visava articular a pesquisa científica com o setor empresarial.

Atualmente, Diniz é professor emérito da UFMG e professor visitante na Universidade Federal da Bahia. Ele continua a desenvolver pesquisas, destacando a importância de vincular o desenvolvimento urbano ao regional. Em suas análises, ele aponta que a pobreza se concentra nas periferias urbanas, enquanto as áreas rurais apresentam melhorias significativas.

Diniz defende que o Brasil precisa de um planejamento mais eficaz para integrar suas cidades e regiões. Ele observa que experiências positivas, como a estruturação de Goiânia em relação a Brasília, demonstram que é possível promover o desenvolvimento regional de forma planejada e sustentável.

Relacionados:

Comentários 0

Entre na conversa da comunidade

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela; a responsabilidade é do autor da mensagem. Conecte-se para comentar

Veja Mais