Em Alta Copa do Mundo NotíciasFutebol_POLÍTICA_Brasileconomia

Converse com o Telinha

Telinha
Oi! Posso responder perguntas apenas com base nesta matéria. O que você quer saber?

Governo anuncia entrega do plano de mercado de carbono para julho deste ano

Governo brasileiro definirá até julho diretrizes do Sistema Brasileiro de Comércio de Emissões, essencial para o mercado de carbono.

0:00
Carregando...
0:00

O governo brasileiro vai anunciar até julho o plano para o Sistema Brasileiro de Comércio de Emissões, que vai definir como será o mercado de carbono no país. A informação foi dada por Cristina Reis, do Ministério da Fazenda, em um seminário sobre transição energética. O plano vai ajudar a reduzir as emissões de gases que causam o aquecimento global e incluirá a criação de um órgão que vai regular o mercado. O sistema permitirá que empresas que poluem menos vendam créditos de carbono para aquelas que poluem mais, incentivando práticas sustentáveis. Essa iniciativa faz parte do projeto “COP30 Amazônia” e conta com o apoio de grandes empresas e parcerias com governos estaduais e o BNDES. O seminário também discutiu como o mercado brasileiro pode se conectar com mecanismos internacionais de carbono.

O governo federal brasileiro anunciará até o fim de julho o Plano de implementação do Sistema Brasileiro de Comércio de Emissões (SBCE), que definirá as diretrizes para o mercado de carbono no país. A informação foi divulgada pela subsecretária de Desenvolvimento Econômico Sustentável do Ministério da Fazenda, Cristina Reis, durante o seminário “COP30 Transição Energética e Mercado de Carbono”.

Cristina Reis destacou que o plano é robusto e trará um passo a passo para a implementação do sistema, que visa reduzir as emissões de gases de efeito estufa. O anúncio incluirá a criação de um órgão gestor provisório, essencial para regular o mercado de carbono. O evento, promovido por veículos de comunicação como Valor Econômico, O GLOBO e a rádio CBN, contou com a participação de especialistas do setor.

Detalhes do Mercado de Carbono

O SBCE permitirá a venda de créditos de carbono, onde empresas que emitem menos poluição poderão vender suas sobras para aquelas com índices mais altos. Essa dinâmica é fundamental para incentivar práticas sustentáveis e promover a restauração ambiental. Mariana Barbosa, diretora de Relações Institucionais da Re.green, enfatizou que o mercado de carbono oferece uma nova oportunidade de monetização para a restauração florestal.

A iniciativa é parte do projeto “COP30 Amazônia”, que conta com o apoio de grandes empresas e instituições, como Eletrobras, JBS, Vale, além de parcerias com governos estaduais e o BNDES. O seminário abordou também a conexão entre mecanismos internacionais de carbono e o mercado brasileiro, discutindo como esses elementos podem se integrar para fortalecer a sustentabilidade no país.

Relacionados:

Comentários 0

Entre na conversa da comunidade

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela; a responsabilidade é do autor da mensagem. Conecte-se para comentar

Veja Mais