Em Alta Copa do Mundo NotíciasFutebol_POLÍTICA_Brasileconomia

Converse com o Telinha

Telinha
Oi! Posso responder perguntas apenas com base nesta matéria. O que você quer saber?

Porto do Açu e Repsol Sinopec Brasil firmam parceria para descarbonização do setor marítimo

Porto do Açu e Repsol Sinopec Brasil avançam na descarbonização com projeto de captura de CO2 e produção de combustíveis renováveis.

0:00
Carregando...
0:00

O Porto do Açu e a Repsol Sinopec Brasil firmaram um acordo para trabalhar juntos em projetos de descarbonização. O objetivo é capturar CO2 do ar e produzir combustíveis renováveis. Eles planejam construir uma planta-piloto que poderá capturar 5 mil toneladas de CO2 por ano e gerar 300 litros de combustível sustentável por dia, que poderá ser usado em embarcações. O projeto foi escolhido em uma seleção pública da Finep e do BNDES, onde 43 propostas foram selecionadas entre 76. O presidente do Porto do Açu, Eugênio Figueiredo, e o presidente da Repsol Sinopec Brasil, Alejandro Ponce, destacaram a importância dessa parceria para a transição energética e a redução das emissões de CO2 na indústria marítima e portuária.

Porto do Açu e Repsol Sinopec buscam descarbonizar setores marítimo e portuário

O Porto do Açu e a Repsol Sinopec Brasil firmaram uma parceria para estudos técnicos de descarbonização. O acordo visa combinar tecnologias de captura de gás carbônico e produção de combustíveis renováveis. A iniciativa busca mitigar emissões e gerar alternativas de combustível com menor impacto ambiental.

A colaboração prevê a construção de uma planta-piloto. A unidade terá capacidade para capturar 5 mil toneladas de CO2 por ano. A produção estimada é de 300 litros de combustível sustentável por dia. O combustível poderá ser testado em embarcações de apoio.

O projeto foi selecionado em uma chamada pública da Finep e do BNDES. A iniciativa faz parte de um programa para desenvolver e implantar projetos de combustível de aviação sustentável (SAF) e combustíveis para navegação. Foram 43 propostas selecionadas entre 76 inscritas.

“Este é um marco para a indústria brasileira e global”, afirmou Eugênio Figueiredo, presidente do Porto do Açu. Ele destacou o avanço na captura de CO2 e no uso da tecnologia para produção de combustíveis. Alejandro Ponce, presidente da Repsol Sinopec Brasil, ressaltou a importância de parcerias para uma transição energética justa.

A expectativa é que o combustível renovável possa ser utilizado em embarcações e na aviação. As empresas já desenvolvem iniciativas de sustentabilidade e descarbonização. O objetivo é reduzir as emissões de CO2 na indústria marítima e portuária.

Relacionados:

Comentários 0

Entre na conversa da comunidade

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela; a responsabilidade é do autor da mensagem. Conecte-se para comentar

Veja Mais