- Dinamarca fechou acordo de dissuasão nuclear estratégica com a França, segundo a primeira-ministra Mette Frederiksen.
- Macron afirmou que a França expandirá seu arsenal nuclear e fortalecerá a dissuasão por meio de cooperação sem precedentes com parceiros europeus.
- Frederiksen disse que a cooperação estratégica complementa, e não substitui, a dissuasão dentro da OTAN.
- O ministro da Defesa, Troels Lund Poulsen, informou que a cooperação não envolve armas nucleares em território dinamarquês.
- O objetivo é reforçar a capacidade de dissuasão da Europa, diante de uma ameaça russa esperada nos próximos anos.
Denmark e França firmaram um acordo sobre dissuasão nuclear estratégica, anunciado pelo primeiro-ministro Mette Frederiksen em Copenhague, nesta segunda-feira, 2 de março.
O presidente francês, Emmanuel Macron, informou que a França vai ampliar seu arsenal nuclear e fortalecer o dissuasor com uma cooperação sem precedentes com parceiros europeus, em uma mudança significativa na doutrina nuclear.
Frederiksen afirmou que a cooperação estratégica pretende complementar, e não substituir, a cooperação existente dentro da OTAN em deterrência.
O ministro da Defesa, Troels Lund Poulsen, esclareceu que o acordo não prevê a presença de armas nucleares no território dinamarquês.
A iniciativa ocorre em meio a avaliações sobre o fortalecimento das capacidades defensivas da Europa frente a ameaças militares, segundo autoridades dinamarquesas.
Entre na conversa da comunidade