- Ibovespa caiu 0,68%, aos 180.690 pontos, às 11h10.
- Dólar comercial subiu 0,17%, cotado a R$ 5,25.
- Novos ataques entre EUA-Israel e Irã ampliaram a tensão, com Trump sinalizando negociações para abrir o Estreito de Ormuz, e Teerã negando qualquer acordo de paz.
- O petróleo voltou a subir, com ganho de cerca de 4% por volta das 11h10, após queda na véspera.
- O Irã passou a cobrar taxas de trânsito de algumas embarcações que passam pelo Estreito de Ormuz.
O Ibovespa operava em queda nesta terça-feira (24), desacelerando o alívio da véspera após o recuo inicial das negociações sobre a guerra entre EUA, Israel e Irã. O índice apontava queda mesmo com o petróleo em trajetória de alta, após quedas anteriores.
A sessão acompanhava a tensão envolvendo o Irã e as avaliações sobre o Estreito de Ormuz, rota estratégica para o petróleo mundial. Trump havia anunciado um ultimato de 48 horas para abrir totalmente o canal, o que não foi confirmado por Teerã.
Às 11h10, o Ibovespa caía 0,68%, aos 180.690 pontos. O dólar comercial subia 0,17%, cotado a 5,25 reais. A volatilidade reflete o momento de incerteza geopolítica e impactos sobre o fluxo de commodities.
O Irã passou a cobrar taxas de trânsito de algumas embarcações que cruzam a região para reforçar o controle sobre o acesso marítimo. Analistas destacam que o desfecho comercial depende de disponibilidade de acordo para reabrir a passagem.
Economistas lembram que avanços nas negociações podem não ser suficientes se o Estreito permanecer com restrições. Especialistas ressaltam que o petróleo reage rapidamente a esse tipo de notícia, influenciando mercados globais.
No cenário externo, o petróleo oscilou, com o combustível voltando a subir após a forte queda anterior. Enquanto isso, o mercado de crédito privado dos EUA enfrentava fluxos de resgate, gerando dúvidas sobre liquidez e perfil de risco.
Entre na conversa da comunidade