- Justiça do Rio condena Ronnie Lessa e Élcio Vieira de Queiroz a pagar indenização de R$ 200 mil a Mônica Benício, viúva de Marielle Franco.
- Além da indenização, o juiz determinou o bloqueio de bens dos réus e o pagamento de uma pensão correspondente a dois terços do salário que Marielle receberia como vereadora do Rio, acrescido de 13º salário e férias remuneradas.
- Também foi fixado o reembolso de despesas médicas, psicológicas e psiquiátricas de Mônica Benício.
- A decisão é da 29ª Vara Cível do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, proferida no dia 2 de fevereiro, e tramita em segredo de Justiça.
- Ainda cabe recurso da decisão.
O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro condenou os assassinos da vereadora Marielle Franco ao pagamento de uma indenização de 200 mil reais à arquiteta Monica Benicio, viúva da parlamentar. A decisão é de 2 de fevereiro e tramita em segredo de Justiça.
Os réus são Ronnie Lessa e Élcio Vieira de Queiroz. A sentença também determina o bloqueio de bens dos acusados e o pagamento de uma pensão mensal correspondente a dois terços do salário que Marielle receberia como vereadora, acrescido de 13º salário e férias.
Além disso, Lessa e Queiroz devem reembolsar as despesas médicas, psicológicas e psiquiátricas de Monica Benicio.
Detalhes da sentença
O juiz Marcos Antonio Ribeiro de Moura Brito, da 29ª Vara Cível do TJ-RJ, levou em conta o vínculo estável entre Monica Benicio e Marielle, com convivência marcada por laços afetivos e assistência mútua. A decisão aponta dano moral que extrapola o dissabor cotidiano.
Monica Benicio celebrou a decisão, afirmando que a ação possui caráter simbólico ao reconhecer o impacto da perda sobre a vida dela. Ela reiterou que a luta não se resume a valores financeiros.
A defesa do casal permanece aberta a recursos. A Justiça ainda não tem data para a tramitação de eventual recurso, e as partes podem apresentar novas informações em até prazo legal.
Entre na conversa da comunidade