Em Alta Copa do Mundo NotíciasFutebol_POLÍTICA_Brasileconomia

Converse com o Telinha

Telinha
Oi! Posso responder perguntas apenas com base nesta matéria. O que você quer saber?

STM julgará a perda de patente de Bolsonaro após eleições de 2026

STM adia julgamentos de perda de patente de generais quatro estrelas para após as eleições de 2026, com denúncias individuais e possível inclusão de Mauro Cid se houver denúncia do MP Militar

Presidente do STM considera que julgamento de Bolsonaro e generais quatro estrelas colocará a Justiça Militar "à prova". (Foto: EFE/Andre Borges)
0:00
Carregando...
0:00
  • O Superior Tribunal Militar informou que os julgamentos sobre a perda de patente de Bolsonaro e de outros militares devem ocorrer após as eleições de 2026.
  • O processo foi encaminhado ao STM pelo STF, após o trânsito em julgado do núcleo 1; a denúncia depende do Ministério Público Militar.
  • A acusação formal deve ser protocolada em fevereiro, com denúncia individualizada para cada militar e distribuição dos casos entre ministros.
  • Será a primeira vez que a Justiça Militar julgará a perda de patente de generais quatro estrelas.
  • O tenente-coronel Mauro Cid pode ter a perda de patente analisada caso o Ministério Público Militar o denuncie; ele é o relator do processo e pode não ser julgado de imediato devido à pena de dois anos em regime aberto.

O Superior Tribunal Militar (STM) informou que os julgamentos sobre a perda de patente de militares condenados pela suposta tentativa de golpe ocorrerão apenas após as eleições de 2026. A decisão depende da apresentação da denúncia pelo Ministério Público Militar (MPM) e do envio do processo pelo STF ao STM.

O processo envolve o ex-presidente Jair Bolsonaro, condenado pelo Supremo, além de outros militares. O STM indicou que cada militar terá uma denúncia individualizada, com a distribuição dos casos entre ministros diferentes, para avaliação do mérito. A expectativa é de que a denúncia formal ocorra em fevereiro.

Essa será a primeira vez que a Justiça Militar analisa a perda de patente de generais quatro estrelas. A presidente do STM, Maria Elizabeth Rocha, afirmou que o tribunal será posto à prova pelo rito das acusações. A análise poderá incluir o tenente-coronel Mauro Cid, caso o MP denuncie o militar.

Desdobramentos e cobertura processual

  • A decisão de condução após 2026 marca um horizonte temporal específico para os julgamentos.
  • O núcleo 1 já teve trânsito em julgado enviado ao STM pelo STF.
  • A eventual denúncia de Mauro Cid depende de avaliação do Ministério Público Militar.

Comentários 0

Entre na conversa da comunidade

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela; a responsabilidade é do autor da mensagem. Conecte-se para comentar

Veja Mais