- O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, disse que o país vai intensificar a ofensiva no Líbano para esmagar o Hezbollah.
- Ele afirmou, em vídeo divulgado no Telegram, ter ordenado acelerar as operações e aumentar a potência.
- A declaração ocorre em meio a esforços dos Estados Unidos e do Irã para fechar um acordo que encerre a guerra no Oriente Médio.
- O Exército israelense aumentou os bombardeios no sul do Líbano, mirando especialmente os arredores da cidade de Tyre, mesmo com a trégua de 17 de abril.
O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, anunciou nesta segunda-feira que o país vai intensificar a ofensiva no Líbano para enfrentar o Hezbollah. A decisão visa ampliar as operações contra o grupo xiita, em meio a nascentes fricções na região.
Netanyahu divulgou o posicionamento em um vídeo publicado no canal de Telegram do governo, afirmando ter ordenado acelerar as ações militares e aumentar a capacidade de ataque contra o Hezbollah.
O Exército de Israel confirmou o aumento dos bombardeios no sul do Líbano, com foco nos arredores da cidade de Tiro, mesmo diante de uma trégua vigente desde 17 de abril.
Contexto internacional
Nos bastidores, Estados Unidos e Irã buscam chegar a um acordo para pôr fim à guerra na região, o que influencia as ações militares de Israel e as negociações nacionais e internacionais em curso.
A escalada chega em um momento de tensão regional, com autoridades israelenses destacando a necessidade de neutralizar o Hezbollah e reduzir capacidades do grupo. Não houve confirmação de alterações em demais frentes de operação.
Entre na conversa da comunidade