Em Alta Copa do Mundo NotíciasFutebol_POLÍTICA_Brasileconomia

Converse com o Telinha

Telinha
Oi! Posso responder perguntas apenas com base nesta matéria. O que você quer saber?

Irã não contatou EUA sobre negociações de paz, afirma enviado na ONU

Irã não contatou os EUA para negociações de paz; emissário na ONU afirma dúvida sobre diálogo, com ataques em curso e mercados em queda

Debris lies scattered in the aftermath of an Israeli and U.S. strike on a police station, amid the U.S.-Israeli conflict with Iran, in Tehran, Iran, March 3, 2026. Majid Asgaripour/WANA (West Asia News Agency) via REUTERS
0:00
Carregando...
0:00
  • O embaixador do Irã na ONU, Ali Bahreini, afirmou que Teerã não entrou em contato com os Estados Unidos para negociações de paz nem sobre retomar o diálogo sobre o programa nuclear.
  • Bahreini disse que, por enquanto, há dúvidas sobre a utilidade de negociações e que a “linguagem da defesa” é a única para falar com os EUA.
  • Na semana passada, negociadores iranianos e norte-americanos estiveram em Genebra com mediadores, levando a algum progresso, mas dois dias depois os Estados Unidos e Israel lançaram ataques contra o Irã.
  • Explosões voltaram a sacudir Teerã na terça-feira, e os mercados globais reagiram com quedas devido ao temor de interrupção no fornecimento global de energia.
  • O Irã respondeu com ataques de mísseis e drones a alvos no Golfo e em Israel, e houve medidas que restringem o tráfego no estreito de Hormuz, afetando o petróleo e o gás.

AliBahreini, embaixador da missão iraniana na ONU, afirmou em Genebra que Teerã não contactou os EUA, nem direta nem indiretamente, sobre negociações para desescalar o conflito ou retomar negociações sobre o programa nuclear. A declaração ocorreu três dias após ataques conjuntos dos EUA e de Israel contra o Irã.

Explosões voltaram a abalar Teerã na terça-feira, enquanto os mercados globais caíram devido ao temor de interrupções prolongadas no abastecimento de energia. Trump e Netanyahu têm respostas abertas sobre a duração da ofensiva, sem indicar prazo definido.

O embaixador iraniano disse ainda que, por enquanto, não há utilidade em negociações, enfatizando que o único idioma aceitável para conversar com os EUA é o da defesa. Ele reforçou que não há expectativa de negociação neste momento, segundo relatos de jornalistas em Genebra.

Diplomacia: posição de Teerã

Segundo Bahreini, negociações entre representantes iranianos e americanos ocorreram em Genebra na semana anterior, com a mediação de Omã, e teriam mostrado avanços. Contudo, as ações de Estados Unidos e Israel, iniciadas dois dias depois, interromperam as perspectivas de um acordo imediato.

O Irã respondeu com ataques a áreas no Golfo, incluindo alvos no Iraque e em território israelense, além de interromper rotas de navegação pelo Estreito de Ormuz. O objetivo da contraofensiva é descrito como defesa e paridade estratégica, conforme relatos oficiais.

Comentários 0

Entre na conversa da comunidade

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela; a responsabilidade é do autor da mensagem. Conecte-se para comentar

Veja Mais