Em Alta Copa do Mundo NotíciasFutebol_POLÍTICA_Brasileconomia

Converse com o Telinha

Telinha
Oi! Posso responder perguntas apenas com base nesta matéria. O que você quer saber?

Do Everest a Roraima: 10 montanhas que definiram a carreira de brasileira

Aretha Duarte, primeira mulher negra latino-americana a chegar ao Everest, financiou a missão recolhendo 130 toneladas de resíduos e impulsionou liderança feminina no montanhismo

Aretha Duarte no Everest
0:00
Carregando...
0:00
  • Aretha Duarte tornou-se a primeira mulher negra latino-americana a alcançar o topo do Everest em 2021, e financiou a missão recolhendo 130 toneladas de resíduos em 14 meses com ajuda da mãe, vaquinhas e empresários, alcançando cerca de R$ 400 mil.
  • A escalada no Everest evidenciou a combinação de preparo técnico, estratégia e gestão de risco, além de ser vista pela alpinista como um manifesto sobre acesso, representatividade e sustentabilidade.
  • Além do Everest, Aretha escalou o Aconcágua, liderou a Expedição Sankofa no Kilimanjaro e realizou projetos na Bolívia (Cielos de los Andes) e expedições na Cordilheira Real, com foco em sororidade e liderança feminina.
  • O projeto pessoal envolve completar sete cumes andinos; ainda faltam Ojos del Salado, Huascarán, Pico Bolívar e Pico Cristóbal Colón.
  • Outras ascensões marcantes na carreira incluem Denali, Monte Logan e Pico de Orizaba, sempre destacando liderança feminina, empreendedorismo socioambiental e respeito à natureza.

Aretha Duarte, reconhecida como a primeira mulher negra latino-americana a alcançar o topo do Everest, lidera uma trajetória de montanhismo e liderança feminina. A escalada no Everest ocorreu em 2021, com projeto socioambiental como norte.

Para financiar a missão, Aretha reuniu 130 toneladas de resíduos recicláveis em 14 meses, com apoio da mãe, vaquinhas e empresários, totalizando cerca de R$ 400 mil. O material foi transformado em recursos para a expedição.

Além do Everest, a alpinista criou a Expedição Sankofa no Kilimanjaro, organizou os projetos Cielos de los Andes e vem explorando cordilheiras na Bolívia. Os trabalhos combinam alpinismo, inclusão e conservação ambiental.

Expedições e projetos

Em 2022, Aretha visitou a Bolívia para cumprir os cumes Huisalla, Acotango, Parinacota e Sajama, parte do objetivo de atingir as alturas dos sete países andinos com o projeto Cielos de los Andes. Em 2023, liderou expedição feminina na Cordilheira Real, na Bolívia, destacando sororidade.

Entre as atividades, a alpinista enfatiza ensino de gestão de risco, leadership feminino e valorização de culturas locais. A temporada de escalada na região andina ocorre principalmente na estação seca, de maio a outubro.

No Everest, baseia-se em aclimatação, logística e cooperação com equipes locais. O Campo Base, onde houve aprendizado de rotinas de gelo e segurança, figura como marco de preparação para altas altitudes.

Aretha planeja concluir o projeto Cielos de los Andes, já tendo escalado três dos sete cumes argentinos, equatoriano e boliviano. Ainda faltam Ojos del Salado, Huascarán, Pico Bolívar e Pico Cristóbal Colón.

Comentários 0

Entre na conversa da comunidade

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela; a responsabilidade é do autor da mensagem. Conecte-se para comentar

Veja Mais